O Samba da Madrugada está de volta, mas com todos os cuidados, será exigido passaporte de vacina na portaria
O Samba da Madrugada está de volta, mas com todos os cuidados, será exigido passaporte de vacina na portaria | Foto: Divulgação

Evento que reúne centenas de pessoas a cada edição, o Samba da Madrugada retorna à agenda cultural de Londrina na noite de quinta-feira (17) após um hiato de quase dois anos causado pela pandemia de Covid-19. A roda de samba mais popular da cidade será realizada no Iate Clube, a partir das 21 horas, e contará com a presença do Bando da Madrugada - grupo formado por mais de 30 músicos londrinenses e da região.

O evento conta com apoio da FOLHA, que sorteará 10 pares de ingressos entre seus assinantes. “Acho que essa será a edição mais emocionante de todas. Após muitas perdas e sofrimentos causados pela pandemia, chegou a hora de matar a saudade do samba. Tenho recebido muitas mensagens de pessoas que estão ansiosas por esse retorno, principalmente depois de estarem vacinadas. Nosso mote será ‘Samba: é a Terapia do Povo’ e vamos falar somente de alegrias e coisas boas”, afirma Michael Silva Soares, idealizador e organizador do Samba da Madrugada.

Ele ressalta que apesar de ter recebido muitos pedidos para retomar o evento já há alguns meses, preferiu aguardar um momento mais seguro para promover o retorno na roda de samba que se integrou ao calendário da cidade desde que foi criada, em 2013. “Jamais colocaria o público em risco. Agora, com mais de 80 por cento da população de Londrina vacinada com a primeira dose e com os índices de transmissão caindo já podemos nos encontrar novamente. Lembrando que a pandemia ainda não acabou e que temos que continuar atentos seguindo os protocolos de saúde necessários para evitar o contágio”, enfatiza.

Entre os cuidados citados por Soares está a cobrança do certificado de vacinação contra a Covid-19. “Para ter acesso ao clube, o público terá que apresentar um comprovante de que tomou as duas doses da vacina ou a dose única estipulada pelo fabricante. Haverá disponibilização de álcool gel em diversos ambientes. Será exigido o uso de máscaras e manteremos abertas as janelas e sacadas do salão. Também instalaremos aparelhos de ar-condicionado com sistema de filtragem como os de shopping centers que, segundo uma pesquisa realizada em 2020, conseguem evitar a contaminação do ambiente em 99.9% dos casos. Além disso, concentraremos as áreas de descanso e o fumódromo apenas no piso inferior e distante do acesso ao salão, que é para evitar aglomerações”, detalha.

Entusiasmado com o retorno do Samba da Madrugada, Soares revela que nas edições de 2022, pretende trazer para a cidade grandes bambas conhecidos nacionalmente. “A primeira grande atração pode uma grande escola de samba do Rio de Janeiro que se apresentará em fevereiro, caso o Carnaval seja liberado em Londrina”, revela. Entre os sambistas consagrados que já participaram da roda londrinense promovida por ele estão Almir Guineto, Nelson Sargento e o mestre Monarco, que faleceu no último sábado (11) e esteve em Londrina em 2018 numa de suas últimas apresentações em públicos.

CAMPANHA SOLIDÁRIA

O Samba da Madrugada está promovendo uma campanha solidária em prol de famílias de alunos do Colégio Estadual Dom Geraldo Fernandes (localizado em Cambé), que foram afetadas financeiramente pela pandemia. “Colocamos parte dos ingressos à venda com preço promocional para quem doar alimentos não perecíveis que serão entregues às famílias de estudantes do colégio. Nossa meta é arrecadar uma tonelada de produtos. Para atingir esse objetivo, estamos incentivando cada pessoa a doar mais que um quilo de alimento”, ressalta.

FOLHA SORTEIA NGRESSOS

Assinantes da Folha de Londrina podem concorrer a 10 pares de ingressos para o Samba da Madrugada acessando o seguinte link

O prazo para se inscrever no sorteio termina nesta terça-feira (14). A lista dos contemplados será divulgada na quinta-feira (16).

Serviço:

Samba da Madrugada - “Samba é a Terapia do Povo”

Quando – Sexta-feira (17), a partir das 21 horas

Onde – Iate Clube de Londrina (Av. Higienópolis, 2135)

Quanto – A partir de R$ 50

Pontos de venda – Plataforma Sympla/ Samba da Madrugada