De volta ao presente
PUBLICAÇÃO
domingo, 27 de agosto de 2000
Marcos Losnak De Londrina Especial para a Folha2 
Alguns livros precisam ser conduzidos pelas mãos como uma criança que atravessa a rua. Outros, por outro lado, se encarregam de seguir o próprio caminho com as próprias pernas. É o caso, por exemplo, de Bisa Bia, Bisa Bel, obra da escritora carioca Ana Maria Machado que a Editora Salamandra está relançando em edição comemorativa.
Publicado originalmente em 1982, o livro se tornou uma das obras infanto-juvenil mais lida pelas crianças brasileiras mais de 500 mil exemplares vendidos nos últimos anos. Recebeu vários prêmio, foi publicado em diversos países e foi apontado como um dos dez livros essenciais da literatura infantil brasileira. Todo esse sucesso é merecido. Bisa Bia, Bisa Bel é uma sedutora história que une as pontas do passado e do futuro para que o presente se revele como aprendizado.
Em Bisa Bia, Bisa Bel, Ana Maria Machado conta uma história com raízes do real e galhos no imaginário, na fantasia. De maneira simples reconstrói o universo infanto-juvenil para desenhar um dimensão humana abrangente que, dado ao seu desprendimento, se revela compreensível por qualquer pessoa.
A obra conta a história de Bel, uma garota que certo dia descobre um retrato de sua bisavó, Bia, que nunca chegou a conhecer. Na antiga fotografia, Bia aparece ainda menina, com uma boneca nas mãos. No início não acredita que a mãe de sua avó tenha sido criança. Posteriormente, torna-se amiga da imagem, levando-a para todos os lugares que anda. Nesse momento, pelas mãos da fantasia, Bia deixa de ser uma mera imagem para se tornar uma companhia, uma voz que passa a morar dentro de Bel. Uma voz que apresenta um mundo desconhecido para ela: o passado.
Essa relação cresce entre alegrias, descobertas e, é claro, conflito especialmente frente aos distintos papéis feminino e masculino. O mundo que Bel vive é muito diferente do mundo que Bia viveu e uma precisa aprender com a outra. Com Bia, Bel aprende sobre o passado. Com Bel, Bia aprende sobre o futuro (presente).
Nas situações de conflito, Bel passa a ouvir outras vozes em seu interior. Primeiro, sua própria voz. Segundo, uma voz tão diferente quanto a de sua bisavó: a voz de sua própria bisneta vinda do futuro. Compreende que um dia ela também será bisavó, terá uma bisneta.
Em outras palavras, Bia se vê entre dois pólos e seu crescimento será dará nesse local, no presente, em si mesma. Acima de tudo, aprenderá a ser verdadeira, nos erros e nos acertos:E então eu soube, eu descobri. Assim de repente. Descobri que nada é de repente. Dessa vez, a pesquisa do colégio não era só em livros nem fora de mim. Nos meus segredos, nos meus mistérios, nas minhas encruzilhadas escondidas, Bisa Bia discutindo com Neta Beta e eu no meio, pra lá e pra cá. Jeitos diferentes de meninos e meninas se comportarem, sempre mudando. Mudanças que eu mesma vou fazendo, por isso é difícil, às vezes dá vontade de chorar. Olhando para trás e andando para a frente, tropeçando de vez em quando, inventado moda. É que eu também sou inventora, inventando todo dia um jeito novo de viver.
Dizendo dessa forma a história de Bisa Bia, Bisa Bel pode parecer um pouco complicada, mas a autora narra a história a partir da ótica de Bel, da perspectiva de uma criança, e isso deixa tudo mais claro. Essa é uma das virtudes da literatura de Ana Maria Machado. Com sua experiência de mais de cem livro publicados, a escritora receberá, no próximo mês, o maior prêmio mundial da literatura infantil, o Hans Chris Anderson, uma espécie de Nobel da literatura infantil.
Bisa Bia, Bisa Bel pode ser descrito como uma espécie de clássico contemporâneo da literatura infanto-juvenil brasileira. Procura revelar que até mesmo numa sociedade fragmentada como a que vivemos, as crianças e os jovens podem crescer entre pontos de referências sólidos e claros, um no passado, outro no futuro. Ambos construídos de maneira honesta, verdadeira.
Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado, ilustrações de Regina Yolanda, Editora Salamandra, edição comemorativa em capa dura, 64 páginas, R$ 14,90.


