De volta ao começo
PUBLICAÇÃO
sábado, 04 de novembro de 2017
Marcos Roman<br>Reportagem Local 

A volta do Ira! ao mercado musical brasileiro em 2014 após um hiato de sete anos não representou apenas retorno aos palcos de uma das bandas mais emblemáticas do rock nacional. Ao optar por um formato de show mais intimista, no estilo voz, baixo e violão, Edgard Scandurra e Nasi têm levado o público a uma viagem no tempo até o início da trajetória do grupo paulistano apresentando canções que marcaram geração da mesma forma como foram compostas. Neste domingo (5), será a vez dos londrinenses conferirem de perto o show da turnê "Folk", que será apresentado no Teatro Marista, às 21 horas. O evento conta com apoio do Grupo Folha de Comunicação.
Apesar de serem conhecidas pelo seu rock contundente, as canções do Ira! nasceram apenas com o violão do guitarrista e compositor Edgard Scandurra e a voz de Nasi. É nesse contexto que no show "Folk" os roqueiros resgatam canções compostas desde 1981, suas melodias e caminhos para explorá-las com poucos instrumentos ao palco.
Neste show, que será uma espécie de "edição limitada", o repertório é marcado por grandes sucessos da carreira como "Flores em você", "Dias de luta", "Eu quero sempre mais", "O girassol", "Tolices", "Tarde vazia" e "Núcleo Base", entre outros hits. O set list conta também com clássicos do "lado B" da banda como "Mudança de comportamento", "Flerte", "Fatal", "Bebendo vinho" e "Um dia de hoje".
Com 14 álbuns na discografia iniciada em 1985, o Ira! é liderado pelo vocalista Nasi e Edgar Scandurra, eleito um melhores guitarristas brasileiros pela revista Heavy Metal Brasil. Apesar do primeiro disco ter sido lançado em 1985, o sucesso de Ira! só veio no ano seguinte com o álbum "Vivendo e Não Aprendendo", que emplacou três grandes sucessos: "Dias de Luta", "Envelheço na Cidade" e "Flores em Você", esta última tema da abertura da novela "O Outro", exibida pela Rede Globo.
Criada em São Paulo em 1981, a banda passou por várias formações durante sua trajetória. Durante os últimos anos de existência os integrantes eram o vocalista Nasi, o guitarrista Edgard Scandurra, o baixista Ricardo Gaspa e o baterista André Jung. O grupo chegou ao fim em 2007, quando Nasi anunciou que deixaria a banda após uma discussão com o irmão do empresário do Ira!. Apesar dos outros três integrantes terem chegado a divulgar a formação de uma nova banda, o projeto não chegou a ser concretizado.
No show "Folk", que marca o retorno do Ira!, Nasi e Scandurra dividem o palco com o baixista Daniel Rocha, filho de Edgard Scandurra. O músico, que assistiu de perto o nascimento de grandes hits do rock nacional, herdou do pai o amor e a dedicação à música, tomando para si a grande responsabilidade de assumir os baixos de uma das das bandas mais emblemáticas do rock nacional.
Em entrevista à FOLHA, o roqueiro Nasi comenta sobre a turnê da volta do Ira! e os novos projetos da banda.
- Como será o show em Londrina?
O público de Londrina vai poder ver um show diferente de todos que o Ira! já fez na cidade. Londrina conhece nosso show de rock, nosso show elétrico e conheceu nosso show acústico MTV. Agora o Folk é um projeto de voz e violões, num formato mais intimista. As músicas ficam com uma roupagem diferente, elas ficam com a melodia e harmonia mais expostas e o canto também. É um show mais emocionante que vem fazendo muito sucesso nos teatros do Brasil inteiro há mais de um ano e meio.
- Vocês percebem alguma mudança no público de antigamente com o de agora?
No público de hoje as pessoas são mais informadas do nosso trabalho. Afinal de contas a internet, as plataformas digitais disponibilizaram todo o nosso acervo. Antigamente as pessoas dependiam muito da rádio e de canais de música como a MTV e programas de auditório pra conhecer nossa música. Com mais de 35 anos de carreira nós temos um público bem variado, pessoas da nossa idade e da nossa geração e garotos também, que descobriram o Ira! recentemente.
- Existe previsão de lançamento de um novo álbum?
O Ira! está lançando agora em novembro um DVD chamado Ira! Folk, que é esse show que vai pra Londrina. É um especial para o Canal Brasil que também vai ser disponibilizado em plataformas e também no formato físico de DVD. Foi um show gravado em São Paulo em abril, com a participação da Fernanda Takai, do Pato Fu e também do violonista Yamandu Costa. Em termos de música inédita, de disco de rock mesmo, nós já estamos preparando músicas novas. Ainda não estamos mostrando nos shows essas canções novas. A gente ainda está reunindo material, que já está num bom andamento e que deve virar um novo CD provavelmente antes do fim do primeiro semestre de 2018.
Serviço
Show Ira! "Folk"
Quando Domingo (5), às 21 horas
Onde Teatro Marista (R. Cristiano Machado, 240)
Quanto R$ 125 a R$ 245
Ponto de venda www.diskingressos.com.br


