DE VOLTA AO BATENTE
PUBLICAÇÃO
sábado, 12 de agosto de 2000
Leandro Calixto TV Press 
Sílvia Poppovic está a mil por hora. É que, após quase seis meses longe do vídeo, amanhã ela volta a comandar o programa vespertino que leva seu nome na Band. Depois de cumprir licença-maternidade por causa do nascimento da filha Ana, de quatr o meses, a apresentadora de 45 anos reassume a vaga ocupada por Astrid Fontenelle. Mas nem durante a licença Sílvia se desligou totalmente do programa. Ela conta que estudou novas idéias para reformular a produção, que está no ar há oito anos na Band. Uma das alterações em relação ao formato antigo é reduzir o número de temas diários, de cinco para dois. É uma forma de deixar a produção mais dinâmica e os debates mais conclusivos, acredita a jornalista.
Com mais de 20 anos de carreira, Sílvia está encarando este regresso na televisão como reestréia. Por esta razão, revela estar um pouco insegura. Fico me perguntando se o público vai me aceitar novamente como antes. Por isto, estou avisando de todas as formas que estou voltando, explica Sílvia, sem esconder o bom humor. Ela espera que o programa continue mantendo a mesma média de audiência no Ibope, de quatro pontos, que também foi mantida por Astrid. A titular do Programa Sílvia Poppovic, inclusive, comemora a atuação da sua substituta. Com seu estilo bem-humorado e inteligente, a Astrid teve uma conduta excepcional. Ela acrescentou muito com sua linguagem irreverente e mesmo assim não descaracterizou o programa, elogia.
Para o programa de reestréia, um dos temas escolhidos por Sílvia condiz muito com seu atual momento: Aprendendo com a Vida. Com uma forma de também justificar sua ausência durante os seis meses, Sílvia conta que irá comentar a experiência de ser mãe para o público. Quero mostrar que uma mulher realizada profissionalmente e independente, também pode construir uma família depois dos 40 anos, justifica a apresentadora.
Outra mudança no programa é quanto aos convidados, que não vão ficar mais na platéia e sim no palco. Além disso, eles serão apresentados para o telespectador no início de cada depoimento através de imagens em vídeo tape com declarações de pessoas que convivem com eles. O cenário também vai ser reformulado e o programa terá nova iluminação. Sílvia conta que todas mudanças são importantes, mas que a principal proposta vai permanecer mantida: o debate. Vamos continuar promovendo discussões inteligentes. Nosso programa é um momento de reflexão para problemas do cotidiano, enfatiza a apresentadora.
Ao mesmo tempo em que está voltando ao vídeo, Sílvia Poppovic está lançando o livro Sílvia Poppovic e Você, pela Editora Mandarim. Com 192 páginas, o livro retrata os 30 temas mais polêmicos ao longo dos oito anos de programa. A jornalista também tem um outro projeto na emissora: o de apresentar uma produção no horário nobre. Há cerca de dois anos, a Band chegou a oferecer para Sílvia um programa à noite, mas ela acabou recusando. Queriam misturar as duas coisas: debate e musical. Não ia dar certo. Quero uma coisa diferente, avisa.
Quando apresentou um programa parecido com o formato proposto pela Band, Sílvia recorda que não teve uma boa experiência. Durante o início da década de 90, ela comandou um programa do gênero no SBT. O público acabou reprovando, lembra Sílvia, que começou a carreira em 1979 na extinta Tupi. Depois de morar nos Estados Unidos por seis meses, ela voltou ao Brasil e foi contratada pela Globo para apresentar o Globo Rural e depois assumiu a bancada do Jornal da Globo.
Ao sair da Globo, ela foi trabalhar na Abril Vídeo e depois na Record. Antes de ir para a Band, Sílvia ainda teve a experiência de trabalhar como assessora do ex-deputado Ulisses Guimarães, candidato a presidente em 89. Mas não quero mais saber de política. Hoje, me dedico inteiramente ao meu programa na Band, vai logo avisando a apresentadora. Sílvia está com contrato com a Band até o final de 2001.


