De volta à Terra Média
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 25 de março de 2011
Rafael Ceribelli <br> Reportagem Local 
''Em um buraco no chão, vivia um Hobbit'', essa frase - escrita em 1928 pelo então professor J.R.R. Tolkien, em uma prova entregue em branco por um de seus alunos - marcou o primeiro vislumbre de um universo repleto de guerreiros, magos, dragões e elfos, com histórias da fantástica Terra Média. Embasadas por uma mitologia própria e com pilares fortemente inspirados em lendas nórdicas e valores cristãos, os livros do autor britânico J.R.R. Tolkien conquistaram gerações, definindo os padrões para a aventura e a fantasia na cultura pop: influenciando jogos de tabuleiros, RPGs e servindo como inspiração para diversas narrativas fantásticas, de ''Caverna do Dragão'' a ''Harry Potter''.
As obras mais lembradas do autor britânico são aquelas que compõe a trilogia de ''O Senhor dos Anéis'', e foram elas que fizeram a fama mundial do professor, surpreendendo o meio literário da época com uma temática rica em detalhes e personagens marcantes, como o pequeno Frodo e o mago Gandalf. Exatamente por esses motivos, os livros foram os escolhidos para ganharem uma poderosa adaptação nas telas do cinema; entre 2001 e 2003, a odisséia fantástica de ''O Senhor dos Anéis'' ganhou vida com três grandes produções e alcançou, por mais uma vez, sucesso de público e crítica - somando 30 indicações e 17 prêmios do Oscar, incluindo o de ''Melhor Filme''.
Exatamente pela superexposição da trilogia, hoje existe quem nem desconfie que a história foi cortada pela metade; antes de Frodo Bolseiro sair em sua missão para além das fronteiras do Condado, o seu tio, Bilbo, já havia embarcado em uma jornada de perigos inimagináveis, acompanhado do velho e poderoso Gandalf. Em ''O Hobbit'', primeiro romance de J.R.R. Tolkien, o pacato Bilbo é forçado a sair de sua casa para resgatar o tesouro dos anões, que está sendo guardado pelo terrível dragão Smaug. No meio da viagem, ele se encontra com a criatura Gollum e o seu preciso anel, item que vai desencadear toda a aventura de ''O Senhor dos Anéis''.
A história de Bilbo Bolseiro estava programada para ser lançada nos cinemas em 2010, mas a crise financeira nos EUA atingiu em cheio a indústria cinematográfica e adiou indefinidamente o início das gravações. Além disso, os bastidores da adaptação de ''O Hobbit'' tiveram vários imprevistos indesejados, com direito a troca de diretores no meio do projeto: o primeiro nome indicado era o do cineasta Guillermo del Toro (Labirinto do Fauno), mas ele desistiu do cargo após esperar por três anos e ver que as gravações não saiam do papel.
Quem assumiu mais uma vez o comando da comitiva foi o cineasta Peter Jackson, que já tinha a experiência de dirigir os outros três filmes da saga; mas as gravações tiveram que ser novamente adiadas, porque Jackson passou mal no set e teve que operar uma hérnia. O início das filmagens, finalmente anunciadas no último domingo, marcou o fim da espera dos fãs e foi um suspiro aliviado dos estúdios MGM e New Line, responsáveis pela mega produção.
A história de ''O Hobbit'' será dividida em dois filmes - previstos para serem lançados em 2012 e 2013 - e irá contar com um elenco de peso. Além do retorno para as telas do mago Gandalf (Ian Mckellen), da elfa Galadriel (Cate Blanchett) e de Frodo (Elijah Wood), o grupo terá reforços nos papéis importantes de Bilbo (Martin Freeman) e do rei dos anões Thorin Oakenshield (Richard Armitage).
Completando a saga de um dos autores mais vendidos e reverenciados do mundo da literatura, a versão para o cinema de ''O Hobbit'' já é imensamente aguardada pelos fãs de Tolkien, que esperam ansiosamente por mais um passeio pela Terra Média, com todos os seus perigos, emoções e aventuras. Este é todo o poder do universo Tolkiano que, um dia, já foi contido inteiramente em uma simples frase - escrita sob uma página em branco.


