De volta à cena. e com tudo!
PUBLICAÇÃO
sábado, 10 de outubro de 1998
Isadora Andrade Cult Press 
Depois de 20 anos longe do cinema, o diretor Domingos de Oliveira retorna às telas em grande estilo. Na primeira exibição, no 26º Festival de Gramado, seu novo filme, Amores, já saiu em destaque. Recebeu os prêmios de Melhor Filme pela Crítica Especializada, Melhor Filme pelo Júri Popular e, de quebra, ainda levou o Prêmio Especial do Júri. Quando o filme entrar em cartaz, a cidade vai acordar mais feliz, empolga-se o cineasta. Ao invés de entrar em circuito nacional, Amores vai estrear em um Estado de cada vez. O primeiro da fila é São Paulo, que deve exibir o filme no início de novembro. A idéia do diretor é levar para cada cidade, junto com o filme, a peça que deu origem à versão cinematográfica.
Assim como a peça, Amores é uma produção basicamente familiar. O texto foi escrito a quatro mãos por Domingos e Priscilla Rozembaum, esposa do diretor há 16 anos. Além disso, Domingos e Maria Mariana, filha do diretor, atuam no filme. Para o cineasta não há realização melhor do que trabalhar em família. Ele conta que, assim, fazer teatro, tevê e cinema se torna um prazer maior que o habitual. Eu dou duro é quando não estou trabalhando, diverte-se Domingos. Os três também foram responsáveis por uma das mais bem-sucedidas peças até hoje: Confissões de Adolescente, um espetáculo para adolescentes que virou febre nacional. Depois de cinco anos em cartaz, o texto, uma adaptação do diário de Maria Mariana, virou livro, audiolivro e uma série para a tevê.
Agora, Domingos quer voltar ao cinema com força total. Além de Amores, ele se prepara para dirigir o filme Confissões de Adolescente. Como não poderia deixar de ser, o roteiro, já finalizado, foi escrito em parceria com a esposa e a filha. O filme vai ser co-produzido pela Columbia Pictures e tem, na primeira etapa, um orçamento de US$ 1,4 milhão. Muito mais folgado que os US$ 500 mil gastos em Amores. Sempre tentarei fazer filmes com o mais baixo custo possível, explica o diretor. Ele acredita que a fórmula do sucesso não está na verba de uma produção e sim na sinceridade da história. Assim, para escrever Amores, usou como inspiração a própria história misturada com a de alguns amigos. O público vai ao cinema em busca de uma identificação, acredita. Entre as diversas situações do filme, Domingos retrata as brigas que teve com Maria Mariana quando ela saiu de casa.
Amores conta a trajetória de seis personagens que se entrelaçam numa história de amor. No filme, uma verdadeira comédia de costumes, uma jovem sai de casa e deixa o pai desconsolado. Para piorar a situação, a garota se envolve com o marido da melhor amiga do pai. Mesmo tendo um caso com a jovem, o sujeito continua casado e luta para ter filhos. Paralelamente à essa trama, uma atriz desempregada, que vive de contar piadas em bares, descobre que o marido é bissexual. A intenção do autor é falar, de forma bem-humorada, dos encontros e desencontros dos personagens.
Enquanto espera a estréia de Amores, Domingos aproveita para se dedicar ao teatro. Apesar de já ter trabalhado em cinema e tevê, ele confessa que o palco ainda é a maior paixão. Segundo Domingos, o teatro tem uma magia maior que a sétima arte, pois o cinema pode abusar de diversos recursos. O teatro é maior que o cinema, pois só tem o homem, pondera. Depois de ver Maria Mariana deslanchar na profissão de roteirista - atualmente ela trabalha na equipe de Malhação - Domingos decidiu criar o seminário Fábrica de Dramaturgia, com a finalidade de criar textos para ser encenados num teatro dirigido por ele. O curso acabou se estendendo por um ano e, agora, Domingos se prepara para a estréia do primeiro espetáculo que leva o título do seminário.
Em meio a tantos projetos, ele ainda arranja tempo para dirigir a peça Proibido Amar, de Neil Simon. A história mistura drama e comédia e conta a história de uma família judia nos Estados Unidos dos anos 40. O texto, que ganhou o prêmio Pulitzer, é narrado a partir da ótica de duas crianças. A peça traz a lágrima e o riso, valoriza.


