De Pokémon a Alan Moore
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 02 de junho de 2000
Nelson Sato De Londrina
Poucas vezes os lançamentos em quadrinhos desta coluna foram tão díspares. Mas As Primeiras Aventuras de Pokémon Club (Conrad), Do Inferno (Via Lettera) e Juiz Dredd Especial (Pandora Books) estão chegando simultaneamente às bancas, comic shops e livrarias.
O primeiro volume traz, como diz o título, uma reunião dos episódios que deram origem ao personagem famoso da TV. Com tratamento gráfico especial, conta os primeiros passos de Ash e Pikashu, recriados a partir dos acetatos do desenho animado original.
O formato é de livro, assim como Do Inferno, recente trabalho do cultuado roteirista inglês Alan Moore assinado em parceria com o ilustrador Eddie Campbell. A obra fornece uma nova versão dos homicídios cometidos por Jack, o Estripador, um serial killer que matou várias prostitutas no Reino Unido, em 1888.
A edição é luxuosa, feita em preto-e-branco. Publicada há 5 anos na Inglaterra, conquistou o prêmio Eisner (o Oscar dos quadrinhos) nas categorias de melhor roterista e melhor série continuada. Como a obra completa foi reeditada numa única edição de quase 600 páginas pela Eddie Campbell Comics, o título concorre outra vez este ano. Muitos especialistas trataram o projeto como o mais significativo da carreira de Alan Moore desde Watchmen.
Juiz Dredd, por fim, é um título aguardado há bastante tempo pelos leitores. As histórias do personagem são contadas por Alan Grant, John Wagner e Simon Bisley que aliam humor sarcástico e traços expressionistas para mostrar o herói enfrentando desde uma gangue de motoqueiros assassinos até o Papai Noel.