"De Palavra em Palavra" estréia amanhã na TV Senac
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 01 de fevereiro de 2000
por Débora Rubin, especial para a Agência Estado 
São Paulo, 1 (AE)- A língua portuguesa definitivamente ganhou seu espaço na mídia. Procurando formas alternativas para tornar o ensino da gramática mais ligado ao cotidiano, um novo programa, que estréia amanhã (2) na S-TV (novo nome da TV Senac)
amplia as opções para quem quer entender melhor a língua que fala.
Apresentado pelo jornalista Eduardo Martins, "De Palavra em Palavra" vai ao ar todas as quartas-feiras, às 21h30 (com reapresentações nas quintas-feiras, às 14h, sextas-feiras às 11h30 e sábados, às 16h30). O programa tem como objetivo explicar os mecanismos do português sem o rigor técnico de um gramático, mas, sim, voltado para a comunicação. "É uma conversa com o telespectador e não uma aula de português", explica o jornalista.
A aproximação do ensino gramatical do dia-a-dia dos brasileiros - o que Eduardo Martins chama de revalorização da língua portuguesa - começou na década de 80 e virou uma tendência na década seguinte.
Livros como "Não Erre mais", do professor Luiz Antonio Sacconi, e o "Manual de Redação e Estilo do Estado", do próprio Martins, tornaram práticas as consultas de leitores sobre todos os tipos de dúvidas. Assim como o pioneiro programa televisivo "Nossa Língua Portuguesa", apresentado por Pasquale Cipro Neto, da TV Cultura.
Eduardo Martins já tem experiência de sobra em se comunicar com o público. Desde 97 apresenta um programa de uma hora na Rádio Eldorado, que leva o mesmo nome de seu programa na TV.
A moda pegou. Na TV Futura, o integrante dos Titãs, Tony Belloto, também tem o seu programa "Afinando a Língua". E até a popular Rádio Jovem Pan emite boletins diários com o título "SOS Língua Portuguesa".
No primeiro "De Palavra em Palavra" na S-TV, o telespectador conhecerá alguns quadros constantes do programa. O personagem "Repórter da Língua" entrevista pessoas que trabalham diretamente com o português e investiga a origem de expressões como "acabar em pizza" . Outro personagem, seu Nicolau, dono de uma banca de jornal, corrige os erros de seu clientes.
Todo programa terá uma entrevista. No primeiro, Tom Zé fala sobre a arte de compor e, para surpresa do telespectador, durante a entrevista dá nome à sua nova composição: "Língua Brasileira".


