Agência Estado
O canal Futura estréia sexta-feira o programa ‘‘Afinando a Língua’’, uma aula de português comandada pelo músico e escritor Tony Bellotto. O novo colaborador do canal educativo tem no currículo anos de estrada como integrante dos Titãs e dois livros policiais já lançados no Brasil. Afinidade com o público jovem – alvo do programa – não lhe falta, mas ele mostra humildade estreando como apresentador. ‘‘Nunca sei como estão saindo as caras que estou fazendo lendo os textos na TV.’’
‘‘Afinando a Língua’’ irá abordar os vários aspectos da língua portuguesa em suas mais diversas expressões: na música, literatura ou na linguagem falada. Com videoclipes, poesias e textos jornalísticos, Bellotto irá ilustrar as dicas sobre a nossa língua, desde a estrutura sintática das palavras até neologismos. O músico também ajudará a produção na escolha das atrações e vai dividir a cena com a escritora Bia Corrêa do Lago, que entrevistará personalidades como Hebert Vianna (convidado da estréia), João Ubaldo Ribeiro e Chico Buarque, já agendados.
O programa terá ainda os quadros ‘‘Sarau’’ – que revela produções musicais e literárias feitas por estudantes do ensino médio – e ‘‘Poesia de Rua’’, no qual as pessoas na rua ajudam a criar um texto. ‘‘Afiando a Língua’’ tem direção de Rodrigo Montenegro e irá ao ar todas as sextas-feiras, às 21h30.

mockup