São Paulo - Em meio a diversas mudanças adotadas para evitar a propagação do novo coronavírus, a Globo divulgou, no domingo (16), mais uma alteração na rotina da emissora: estão suspensas as gravações de "Amor de Mãe". A novela das nove foi a única com filmagens interrompidas e, procurada, a Globo não quis dar detalhes do porquê. Também não informou se há suspeita de contaminação entre os membros do elenco e da equipe do folhetim.

As gravações da novela 'Amor de Mãe" foram suspensas pela Rede Globo, outras mudanças ainda serão comunicadas
As gravações da novela 'Amor de Mãe" foram suspensas pela Rede Globo, outras mudanças ainda serão comunicadas | Foto: Camilla Maia/ Globo

"Seguimos acompanhando todos os desdobramentos e impactos do avanço da covid-19 com responsabilidade, e adotando as medidas de prevenção necessárias, alinhadas às recomendações das autoridades de saúde pública. Nossa prioridade é garantir a segurança e o bem-estar de todos", se limitou a declarar a emissora. A medida aparece em meio a outra atitude drástica tomada nos últimos dias: a de que nenhum programa de auditório será gravado, por tempo indeterminado, com plateia presente. É o caso do Domingão do Faustão e da próxima eliminação do BBB 20.

No domingo também foram anunciadas mudanças na grade para comportar uma maior cobertura jornalística da pandemia de coronavírus.

Na tarde de segunda-feira (16) a Globo realizaria uma reunião com seus executivos para definir como ficará a grade da emissora diante das ações de prevenção contra o coronavírus. As novelas podem ter novas alterações, após a suspensão das gravações de "Amor de Mãe".

O site Notícias da TV publicou na segunda que "Amor de Mãe" terá uma espécie de final de temporada e ficará suspensa da grade, deixando a emissora sem sua principal faixa de novelas. Segundo a emissora, no entanto, isso ainda não estava definido.

A

lgumas mudanças já foram feitas na grade da Globo, como a suspensão do programa Mais Você, apresentador por Ana Maria Braga. Especula-se que a interrupção do matinal tem a ver com o quadro de saúde de Ana Maria Braga, que atualmente trata um câncer no pulmão, numa busca para proteger a apresentadora da exposição ao vírus.

Paraná adia atividades

em centro cultural

O governo do Paraná determinou o adiamento de todas as apresentações programadas para os auditórios do Centro Cultural Teatro Guaíra, em Curitiba, no último fim de semana.

Em comunicado à direção do órgão, o secretário estadual de Comunicação e Cultura, João Evaristo Debiasi, alertou que apesar do Paraná não registrar casos de transmissão comunitária do coronavírus até o momento, é prudente o adiamento dos espetáculos, já que as instalações são fechadas e grande parte do público é de idosos.

O comunicado recomenda que o ressarcimento aos cidadãos seja feito e diz que novas orientações sobre eventos públicos seriam anunciadas ao público a partir de segunda-feira (16). Também ressalta que as autoridades seguem fazendo um trabalho preventivo para evitar a circulação do coronavírus.

Equipamentos culturais

fecham em São Paulo

Diversos equipamentos culturais de São Paulo decidiram seguir, na manhã de segunda-feira (16), a orientação do governador João Doria (PSDB) de fechar museus e centros culturais independentes a partir desta terça (17). O governador anunciou a medida, que visa conter a disseminação do coronavírus, numa entrevista à GloboNews no domingo.

Entre os equipamentos fechados, estão o IMS-SP (Instituto Moreira Salles), o Itaú Cultural, o MAM-SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo) e o MAC-USP (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo) - a universidade anunciou que suspenderá as aulas nesta semana. A Pinacoteca, equipamento estadual, abriu no fim de semana, mas também não funcionará a partir de agora.

Na sexta (13), a prefeitura de São Paulo já tinha anunciado o fechamento de todos os espaços culturais municipais, caso do CCSP e do Theatro Municipal, por exemplo. Outras instituições, como o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o Centro Cultural Fiesp e o Farol Santander não abriram no fim de semana para evitar aglomerações.