De novelas a espetáculos, quase tudo está suspenso
O setor de cultura e entretenimento também sente o impacto do coronavírus; várias atrações foram adiadas
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 17 de março de 2020
O setor de cultura e entretenimento também sente o impacto do coronavírus; várias atrações foram adiadas
Folhapress
São Paulo - Em meio a diversas mudanças adotadas para evitar a propagação do novo coronavírus, a Globo divulgou, no domingo (16), mais uma alteração na rotina da emissora: estão suspensas as gravações de "Amor de Mãe". A novela das nove foi a única com filmagens interrompidas e, procurada, a Globo não quis dar detalhes do porquê. Também não informou se há suspeita de contaminação entre os membros do elenco e da equipe do folhetim.
"Seguimos acompanhando todos os desdobramentos e impactos do avanço da covid-19 com responsabilidade, e adotando as medidas de prevenção necessárias, alinhadas às recomendações das autoridades de saúde pública. Nossa prioridade é garantir a segurança e o bem-estar de todos", se limitou a declarar a emissora. A medida aparece em meio a outra atitude drástica tomada nos últimos dias: a de que nenhum programa de auditório será gravado, por tempo indeterminado, com plateia presente. É o caso do Domingão do Faustão e da próxima eliminação do BBB 20.
No domingo também foram anunciadas mudanças na grade para comportar uma maior cobertura jornalística da pandemia de coronavírus.
Na tarde de segunda-feira (16) a Globo realizaria uma reunião com seus executivos para definir como ficará a grade da emissora diante das ações de prevenção contra o coronavírus. As novelas podem ter novas alterações, após a suspensão das gravações de "Amor de Mãe".
O site Notícias da TV publicou na segunda que "Amor de Mãe" terá uma espécie de final de temporada e ficará suspensa da grade, deixando a emissora sem sua principal faixa de novelas. Segundo a emissora, no entanto, isso ainda não estava definido.
A
lgumas mudanças já foram feitas na grade da Globo, como a suspensão do programa Mais Você, apresentador por Ana Maria Braga. Especula-se que a interrupção do matinal tem a ver com o quadro de saúde de Ana Maria Braga, que atualmente trata um câncer no pulmão, numa busca para proteger a apresentadora da exposição ao vírus.
Paraná adia atividades
em centro cultural
O governo do Paraná determinou o adiamento de todas as apresentações programadas para os auditórios do Centro Cultural Teatro Guaíra, em Curitiba, no último fim de semana.
Em comunicado à direção do órgão, o secretário estadual de Comunicação e Cultura, João Evaristo Debiasi, alertou que apesar do Paraná não registrar casos de transmissão comunitária do coronavírus até o momento, é prudente o adiamento dos espetáculos, já que as instalações são fechadas e grande parte do público é de idosos.
O comunicado recomenda que o ressarcimento aos cidadãos seja feito e diz que novas orientações sobre eventos públicos seriam anunciadas ao público a partir de segunda-feira (16). Também ressalta que as autoridades seguem fazendo um trabalho preventivo para evitar a circulação do coronavírus.
Equipamentos culturais
fecham em São Paulo
Diversos equipamentos culturais de São Paulo decidiram seguir, na manhã de segunda-feira (16), a orientação do governador João Doria (PSDB) de fechar museus e centros culturais independentes a partir desta terça (17). O governador anunciou a medida, que visa conter a disseminação do coronavírus, numa entrevista à GloboNews no domingo.
Entre os equipamentos fechados, estão o IMS-SP (Instituto Moreira Salles), o Itaú Cultural, o MAM-SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo) e o MAC-USP (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo) - a universidade anunciou que suspenderá as aulas nesta semana. A Pinacoteca, equipamento estadual, abriu no fim de semana, mas também não funcionará a partir de agora.
Na sexta (13), a prefeitura de São Paulo já tinha anunciado o fechamento de todos os espaços culturais municipais, caso do CCSP e do Theatro Municipal, por exemplo. Outras instituições, como o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o Centro Cultural Fiesp e o Farol Santander não abriram no fim de semana para evitar aglomerações.