De astro das telas a mago dos pincéis
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 28 de abril de 1997
France Presse 
CANNES - O ator norte-americano Tony Curtis encontra-se atualmente em Cannes (Sul da França) para apresentar 30 de seus quadros na Art World Gallerie, perto da Croisette, onde, no dia 7 de maio, começará o Festival de Cinema.
O inesquecível intérprete de tantas produções vitoriosas de Hollywood decidiu deixar sua residência em Bel Air (Califórnia) para vir a Cannes, mas não como ator e sim como pintor.
Tony está de muito bom humor, acabo de vê-lo no hotel, disse o diretor da galeria aos jornalistas convidados para um encontro com o artista, rodeado de suas obras.
O ex-playboy de 76 anos chegou com meia hora de atraso, acompanhado por uma loura platinada 40 anos mais moça e 20 centímetros mais alta do que ele.
Ante o assédio da imprensa, Tony Curtis disse que começou a pintar aos cinco anos. Sou filho de imigrantes judeus húngaros que chegaram a Nova York nos anos 20. Mas como tinha dificuldades para expressar-me, porque em casa se falava húngaro e na rua inglês, comecei a desenhar muito jovem. A linguagem do desenho é a mais universal, afirmou o ator-pintor, cujo verdadeiro nome é Bernard Schwartz.
Inspiração Seus óleos coloridos e alegres recriam os matizes da Califórnia, afirma seu autor. Mas também poderia ser a Costa Azul, acrescentou Tony, que idolatra Picasso e Matisse.
Estou muito orgulhoso de pintar no país de Matisse. Ele e Picasso são meus mestres, meus amigos. Quando pinto, sinto que me falam. Consigo até escutá-los claramente e me aconselham. Picasso, principalmente, me diz: Tony, põe mais preto ali..., afirmou.
O preço de suas telas varia entre 6 mil e 15 mil dólares. A expedição se prolongará por todo o mês de maio.
Tony Curtis, cujos três novos filmes estarão prontos antes do fim do ano, espera ficar um dia ou dois durante o Festival de Cannes, onde exibirá com orgulho a medalha de Cavalheiro das Artes e das Letras, que a França lhe deu há três anos. Para mim é muito importante, já que me permite conseguir o melhor lugar nos aviões, concluiu com ironia.


