De adolescentes a confissões de vovós
De adolescentes a confissões de vovós
Zeca Corrêa Leite
Marcelo AlmeidaAs atrizes Carol Machado e Ingrid Guimarães apresentam a peça Duas Mãos no Teatro Fernanda MontenegroA vida flui tranquila nas existências de quatro mulheres: duas avós e suas netas. Com muito riso, confissões e pequenas trapalhadas do cotidiano transcorre a comédia Duas Mãos, estrelada por Carol Machado e Ingrid Guimarães. A peça estréia hoje e permanece até domingo no Teatro Fernanda Montenegro.
Este é o começo de viagem do espetáculo que subiu ao palco em julho do ano passado, no Rio de Janeiro, ficou quatro meses em São Paulo e prepara-se para uma turnê nacional. As atrizes escolheram Curitiba para a excursão por uma razão meramente afetiva. Estivemos três vezes com Confissões de Adolescente, a receptividade foi tão grande que decidimos começar por aqui, disse Carol.
AvósQuatro Mãos começou a ser escrita por Ingrid e Carol nos bastidores de Confissões. Antes, porém, tiveram o cuidado de entrevistar as próprias avós e também a de amigos para compor as personagens. Acabaram descobrindo algumas curiosidades transcendentais. Por exemplo, existe sempre uma certa semelhança entre as avós e as netas, como se uma espécie de herança fosse sendo transmitida de geração a geração.
As avós são completamente diferentes, segundo Carol. Enquanto Mithése (Carol) é daquelas mulheres que o tempo não conseguiu abafar - separou-se do marido numa época em que isso era proibido pela sociedade; estuda filosofia, joga tarô, assiste a jogos de futebol -, Ássima (Ingrid) é o protótipo daquela que passou a vida cuidando da família, é mestra na cozinha, tem sua existência calcada no sossego e na ordem.
Disso resulta numa certa identificação da platéia - sejam entre as gerações mais velhas como as mais novas. Um cuidado muito especial das atrizes, que também são as produtoras da peça, foi colocar em cena um detalhe sutil, mas fatal. Elas colocaram cheiros da casa da avó na montagem.
A pedido delas uma empresa de São Paulo criou essências que são colocadas no ar condicionado do teatro. Quando elas aparecem com pão de queijo, bolo e outras comidas feitas magicamente pelas velhas mãos das avós, a fragrância toma conta da sala.
O efeito do aroma vai direto ao coração. Às vezes acho que a emoção está num lugar mais simples, e é muito fácil atingi-la. As pessoas complicam, fazem coisas virtuosas que custam milhões e nem sempre é preciso tudo isso, entende Carol. Foi o que aconteceu com Duas Mãos.
Indicado para o Prêmio Shell (melhor autor) e Prêmio Coca-Cola (melhor ator e melhor atriz para Carol Machado), o espetáculo propiciou às jovens artistas um benefício a mais - elas descobriram as velhas que estão em si, antecipando nas emoções um tempo que ainda virá. Fomos buscar as velhas que estão em nós, afirmam Carol e Ingrid.
Duas Mãos, de e com Carol Machado e Ingrid Guimarães. Direção de Demétrio Nicolau. Comédia fala das relações entre netas e avós. Teatro Fernanda Montenegro (tel. 224-4986). Hoje e amanhã às 21 horas, domingo às 19 horas. Ingressos: R$ 15,00.





