Há quatro anos, a atriz Daniela Escobar mudou de país. O motivo? A violência. Agora, volta ao Brasil justamente pela razão que a fez deixá-lo. Tudo pela arte.
Morando em Los Angeles, nos EUA, e sem planos de voltar a atuar na TV, ela recebeu um convite que a fez pensar: ''O de viver uma bandida psicopata, que mata e pega em armas'', como Daniela define, no filme ''400 Contra Um - a História do Comando Vermelho'', de Caco Souza. O longa, que já causou polêmica antes mesmo de estrear, chega aos cinemas em 6 de agosto e contará a origem da facção criminosa.
Daniela será Teresa, que mata o marido, um carcereiro, para fugir com o amante, vivido pelo protagonista Daniel de Oliveira.
Casada com o empresário Marcelo Woellner, Daniela decidiu passar uma temporada fora do Brasil. ''É engraçado, saí do país porque estava cansada da violência, com medo de criar meus filhos aqui. Depois de quatro anos, fui jogada dentro de uma penitenciária e me vi obrigada a encarar a realidade que temia.''
No laboratório, a atriz teve uma tarefa ainda mais desafiadora. ''Fiz treinamento com armas e contracenei com bandidos de verdade. Tive de olhar nos olhos deles, conversar e entender os seus porquês.''
Acostumada a interpretar mulheres ricas e mimadas em novelas -a última foi Irene em ''América'' (2005), de Glória Perez-, ela fala que topou o desafio para romper com os rótulos. ''Queria tirar essa imagem de rica e elegante. Isso é bom para a vida real, mas para a carreira não''. No cinema, promete surpreender. ''Uso o figurino de uma mulher meio brega dos anos 70. Não apareço de maquiagem e meu cabelo está quase branco. Foi a experiência mais difícil e rica da minha carreira.''

mockup