Daniel Belquer traz a Londrina um show para todos os sentidos
Músico premiado traz ao palco do Espaço Villa Rica o show multimídia "Dramma Queeen" neste sábado (10); os ingressos estão à venda
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 07 de agosto de 2024
Músico premiado traz ao palco do Espaço Villa Rica o show multimídia "Dramma Queeen" neste sábado (10); os ingressos estão à venda
Reportagem local
O palco do Espaço Villa Rica se abre para uma grande experiência para os sentidos no próximo sábado (10), às 20h, com o show multimídia “Dramma Queeen”, do músico, compositor e inventor multipremiado Daniel Belquer. Nascido em Londrina onde foi da icônica Iguaranoise, banda famosa por aqui nos anos 90, mudou-se para o Rio de Janeiro onde construiu uma longa e reconhecida carreira e há uma década mora nos Estados Unidos.
Belquer volta para casa para uma apresentação única das canções do seu primeiro disco solo, um novo capítulo na carreira do artista que não teme experimentar todas as possibilidades da música para todos, sem barreiras e preconceitos. Os ingressos para o show já estão à venda no site do Espaço Villa Rica e custam a partir de R$ 35,00.
LEIA TAMBÈM:
Banda Jovem Dionísio fez show energético em Londrina
No palco, Belquer estará acompanhado de uma super banda, com músicos (e amigos) de Londrina formada por Eduardo Brancalion (guitarra), Paulo Siqueira (sopros), Filipe Barthem (baixo) e Paganini (bateria). O espetáculo também conta com as participações especiais de Mauricio Detoni (vocais) do grupo Garganta Profunda do Rio de Janeiro, Henrique Medina (guitarra) da Banda Mescalha e Arrigo (acordeom) do Terra Celta.
A produção leva a assinatura de Carin Louro, a engenharia de som fica por conta de Samuel Samuca, com Camila Fontes na iluminação e Gelson Amaral na cenografia que reveste o palco com diversas texturas têxteis que servirão de telas para projeções de vídeos autorais, outro campo de atuação e pesquisa do músico e tecnólogo.
TECNOLOGIA ARTÍSTICA
No ramo da tecnologia artística, Belquer é co-fundador do Music:Not Impossible que lhe rendeu reconhecimento internacional e prêmios como o de Melhor Invenção de 2023 pela prestigiosa revista Time e o Prêmio Edison de 2024. Esse projeto envolve uma tecnologia inovadora que transforma música em vibrações, o que permite que pessoas ouvintes e surdas possam sentir a música literalmente na pele, oferecendo uma experiencia única e inclusiva.
O show Dramma Queeen traz canções autorais em inglês e português, todas resultado de técnicas de composição desenvolvidas ao longo de quase 30 anos de trabalho com o teatro e não que deixam de serem um pouco autobiográficas já que o próprio Belquer reconhece que sempre viveu tudo muito intensamente, a ponto de ganhar o apelido carinhoso de mãe de Sarah Bernardt, uma alusão à lendária atriz francesa.
A grafia diferente do nome do espetáculo – dramma com dois MMs e queeen, com três EEEs é para dar uma carga ainda mais dramática ao conjunto. “Acho importante, numa época de anestesiamento dos sentidos reafirmar a importância das emoções para a experiência humana”, comenta Belquer. “Hoje em dia as pessoas parecem estarem perdendo a capacidade de se surpreender. A internet democratizou as informações e inundou nossa percepção com o excesso dos acessos. Dramma Queeen se compromete a surpreender. As músicas são acessíveis, mas ao mesmo tempo, propõem inovações na maneira como alcançam nossas emoções”, completa. Um drama, no sentido da teatralidade, que vem se desenvolvendo há tempos, se transformando e evoluindo.
MICRONOVELAS
Em 2022, Belquer chegou a apresentar um esboço do show na Casinha do Bar Valentino e o que estará em cena no próximo sábado vem em escala muito maior, com uma banda completa, cenário, iluminação e evolução das músicas, uma verdadeira estreia. De lá pra cá o show evoluiu muito em todos os sentidos. Escapa às classificações normais de estilo e talvez a vertente mais óbvia seria o rock, mas tem fortes elementos de MPB, rock progressivo, pop, jazz, fusion e música de cabaré.
Todas as músicas apresentam um panorama de dramaturgia, geralmente narram uma pequena ficção em forma de canção. O show passeia por temas como a realidade do trabalho, a necessidade de se reinventar ao longo da vida, várias abordagens sobre o amor, as perdas que sofremos e como a vida tem a infinita capacidade de nos surpreender. “Eu e meus parceiros, principalmente Rodrigo Vallim e Joel Moffatt, que escreveu 10 das 18 letras comigo, gostamos de tocar em assuntos cotidianos de maneira profunda e poética, sempre fugindo do óbvio”, diz.
No setlist do show, 18 composições que Belquer define como micronovelas-canções que se desenrolam num grande turbilhão de sons. “Cada micronovela conta uma história de sons e imagens que vão se desenrolando na cabeça do público. É como ler um bom livro sensorial com outras 300 e tantas pessoas compartilhando a mesma experiência”, explica.
O show que estreia em Londrina é o resultado de um processo de criação completo que começou em 2021 com sessões com o parceiro de composição Rodrigo Vallim no Rio de Janeiro e Belquer na Filadélfia. Depois, vieram outras colaborações como a da conterrânea Simone Mazzer que chegou a gravar seis faixas e a consequente expansão e transformação do projeto musical. “Gravei os pianos e vocais na Universidade Drexel da Filadélfia onde tenho dado aulas a engenheiros e músicos. No SoundCloud (plataforma aberta de música streaming) já tenho nove e essas compõem o volume 1 do Dramma Queeen; o segundo já está em fase final de mixagem e masterização”, revela.
Toda a produção é independente e envolve dezenas de profissionais do Brasil e Estados Unidos. “Tenho um amor profundo pelo Brasil e sempre fui um estudioso do país e suas manifestações culturais. Sinto que carrego essa influência não só no profissionalmente, mas também na maneira como me relaciono pelo mundo afora. Mantenho sempre acesos os relacionamentos tanto em Londrina como no Rio que é uma cidade com a qual tenho uma longa história. Sempre faço parcerias com outros artistas brasileiros, como diretor cênico ou compositor. Quero expandir essa dualidade Brasil/Estados Unidos cada vez mais e essa apresentação de Dramma Queeen no Espaço Villa Rica é um passo importante nessa direção”, completa Belquer.
*Com assessoria de imprensa.
SERVIÇO:
“Dramma Queeen”
Show com Daniel Belquer e banda
Quando: sábado (10), às 20h
Local: Espaço Villa Rica
Duração: 90 minutos – Classificação indicativa: Livre
Ingressos: a partir de R$ 35,00 à venda no Pagtickets/DrammaQueeen
Patrocínio: Cervejaria Amadeus
Apoios: Mundomax/Sonkey, Livraria Olga, Picwich, Folha de Londrina, Rádio UEL e Fábrika Multimídia