DANÇA Um festival de ponta
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 09 de junho de 2003
Nelson Sato<br> Reportagem Local 
Quando o final de julho chegar, a cidade vai calçar sapatilhas. Do dia 29 do próximo mês a 3 de agosto, será realizada a primeira edição do Festival de Dança de Londrina. Um número expressivo de 179 coreografias apresentadas por 64 grupos foi peneirado para participar do evento promovido pela Associação dos Profissionais da Dança de Londrina e região norte do Paraná.
Os trabalhos selecionados para a mostra competitiva foram divulgados ontem e estão distribuídos em 10 diferentes linguagens que incluem ballet clássico, contemporâneo, jazz, étnico e street dance. ''A quantidade de inscritos superou as expectativas. O curioso é que, a dois dias do encerramento das inscrições, havia apenas três inscrições. Ficamos aflitos até que, no dia seguinte, chegaram 204 trabalhos'' conta Leonardo Ramos, o coordenador do evento.
O Festival vai contar com a presença de bailarinos e coreógrafos do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além da mostra competitiva, com distribuição de 11 prêmios em dinheiro, também será realizada a mostra livre em palcos alternativos como escolas públicas, centros comunitários, shoppings e cidades vizinhas. As inscrições para esta programação paralela prosseguem até 28 de junho.
O palco receberá ainda três companhias convidadas O Ballet de Londrina com o espetáculo ''...À Cidade'', o Ballet de São José do Rio Preto com o espetáculo ''Alma Aprisionada'' e o casal de bailarinos Priscila Yokada (da Cia. Especial de Balé Clássico de São Paulo) e Israel Alves (do Balé da Cidade de São Paulo) interpretam ''Diana e Acteon'' no pas-de-deux clássico de repertório ''Esmeralda''.
Leonardo Ramos define o Festival como uma ''edição-piloto, um test-drive'', que vai indicar os rumos a serem adotados nas próximas temporadas. ''É uma experiência, a partir da qual a gente vai avaliar se vamos manter a programação competitiva ou mudar para o caráter apenas de mostra'' explica. Durante o festival também ocorrerão alguns cursos, cujas inscrições já estão abertas.
O curso de Ballet Clássico, ministrado pelo professor da Cia de Dança Cisne Negro e Ballet Stagium, Ismael Guiser, será realizado na Escola Municipal de Dança de Londrina, das 14 às 15:30 horas. No mesmo local será oferecido o curso de Dança Contemporânea, coordenado pela professora do Departamento de Dança da Unicamp, Holly Cavrel, das 11 às 12:30 horas.
Já o curso de Street Dance com o diretor e coreógrafo da Cia de Dança Heartbeat, Octávio Nassur, acontece das 14 às 15:30 horas, no Canadá Country Club. Todos os cursos são de nível intermediário e oferecem 30 vagas com inscrições a R$ 40,00. Os interessados podem se inscrever no site www.conexaodanca.art.br.
Os associados da APD tem desconto de 50%. Quem se inscrever em mais de um curso também receberá descontos especiais. O Festival é patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Mais informações no site www.conexaodanca.art.br.


