'Dança é arte, não é esporte'
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 25 de abril de 2001
De Curitiba 
Profissionais de dança de todo o País reúnem-se amanhã em diversas capitais para protestar contra a aprovação do projeto de lei nº 2939/00, do deputado Pedro Pedrossian (PFL/MS) que submete o exercício da dança à fiscalização do Conselho Federal de Educação Física.
A questão é conceitual, segundo as organizadoras do movimento no Paraná, Rosane Gonçalves, Rosimara Viol e Eliane de Markondes. O manifesto expressa que a dança é uma atividade artística relacionada com a cultura, enquanto a educação física diz respeito ao desporto e à saúde.
O documento ressalta ainda a qualidade dos profissioanis, que ano a ano são formados em licenciatura e bacharelado em Dança, em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação.
Em Curitiba, o encontro será na frente ao Guairão às 20 horas antes da abertura 2001 do Balé Teatro Guaíra. O manifesto conta com a participação da classe artística e estudantes dos cursos de graduação em Dança da Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e da Universidade Tuiuti do Paraná. Nas outras cidades, os encontros serão realizados em frente aos principais teatros.(E.M.C.)


