DANÇA - Festival termina em ponta
PUBLICAÇÃO
sábado, 28 de agosto de 2004
Nelson Sato<br> Reportagem Local 
Uma noite de gala está prevista para hoje no encerramento do 2º Festival de Dança de Londrina. Além da festa de premiação dos grupos participantes da mostra competitiva, o público que comparecer ao Teatro Ouro Verde poderá conferir a apresentação de Cecília Kerche, uma das mais renomadas bailarinas clássicas do País.
Cecília vai dividir o palco com o bailarino Vitor Luiz, seu colega no Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, no qual atuam como solistas. Aqui, mostram uma variação do pas-de-deux (passo a dois) ''Gran Pas Classique'', com coreografia do russo Guzovshy Aleksandr e música de Daniel-François-Esprit Auber.
A obra é considerada das mais difíceis de serem executados dentro do repertório do balé clássico. A montagem que chega aos londrinenses dura apenas 13 minutos, mas o suficiente para revelar o virtuosismo e desenvoltura da artista que completa 44 anos em outubro. Cecília é irmã de Grace Kersche, campeã mundial de aeróbica.
Começou a estudar dança com 8 anos de idade em Osasco (SP), concluindo sua formação na Escola Internacional de Danças Halina Biernak, em São Paulo. Entrou para o Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 1982, consagrando-se como primeira bailarina três anos depois. De lá para cá, tornou-se referência na América Latina, sendo periodicamente convidada para atuar em companhias internacionais.
Criou uma marca de sapatilhas, que já foi classificada em quinto lugar no ranking das melhores do mundo. Além de dançar, dirige um concurso internacional bi-anual para bailarinos juniores (até 17 anos) e seniors (até 23 anos) na cidade de Oswaldo Cruz, no interior de São Paulo. Cecília vem fechar em grande estilo o Festival que, nesta segunda edição, ofereceu à platéia espetáculos de companhias profissionais antes das apresentações competitivas.
Após o aguardado pas-de-deux, segue a premiação dos vencedores da Mostra, cuja programação reuniu 56 grupos vindos de 7 Estados do País.
Serviço:
- Hoje: Pas-de-deux com os bailarinos Cecília Kerche e Vitor Luis e Premiação dos vencedores da Mostra Competitiva. Horário: 20 horas. Local: Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85). Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (para estudantes, idosos e com bônus da Folha de Londrina). Informações pelo telefone (43) 3342-2362 ou pela internet: [email protected] ou www.conexaodanca.art.br/festivaldelondrina.htm.


