DANÇA - Balé Nacional da China pela primeira vez no Brasil
Curitiba recebeu neste final de semana um espetáculo de dança que veio do outro lado do mundo: Lanternas Vermelhas, uma apresentação do Balé Nacional da China. Dirigida pelo cineasta Zhang Yimou, a performance une dança e teatro em proposta cultural que une o oriente e o ocidente.
Pra quem não se lembra, Zhang Yimou foi quem ocidentalizou várias das tradições orientais por meio de filmes como Herói e O Clã das Adagas Voadoras. Ele também foi o responsável pela espetacular abertura da Olimpíada de Pequim, em 2008.
O Balé Nacional da China é uma companhia de dança estatal que existe desde 1959. Somente há 15 anos o grupo passou a se apresentar em outros países. Esta é a primeira vez que o grupo vem ao Brasil. O balé da China era um grande tesouro adormecido. Muitos não sabiam que eles tinham essa tradição no balé clássico. Eles incorporaram o método Vaganova da Rússia durante a revolução cultural chinesa em 1950. Hoje, o balé é o cartão de visitas da China, explica o produtor Steffen Davelsberg.
● Enfatiza a dança com o corpo inteiro, promovendo a movimentação harmoniosa entre braços, pernas e tronco
● Sua história tem mais de cem mil anos. Inventaram o papel, a impressão, a pólvora, e tinham grande talento para a música, carpintaria, teatro e cerâmica





