Maringá - A Universidade Estadual de Maringá (UEM) abriu a temporada de cursos de teatro com oficinas básicas de formação de ator, cenotécnica e dramaturgia teatral. As inscrições terminam no próximo dia 26 e os cursos começam no dia 10 de março. Entre as oficinas, a de cenotécnica é considerada pioneira e uma das únicas do Paraná.
O cenógrafo e iluminador Reinaldo Soriani, responsável pelo curso de cenotécnica, diz que a oficina envolve a área técnica do universo teatral por meio de um conteúdo teórico e prático. Soriani explica que o interessado aprende sobre o espaço, arquitetura, tipologia, mecanismos e elementos da caixa cênica, além de temas como a administração e legislação teatrais com relação à segurança e medicina do trabalho. Tópicos como cenografia, iluminação e sonoplastia também fazem parte da oficina, considerada um curso de aprendizagem e formação, mas também de reciclagem para companhias, grupos, artistas e técnicos do meio teatral.
A oficina básica de formação de ator, tradicional da UEM, dividida em dois núcleos, tem como professores, os atores e diretores Pedro Ochôa e Luthero de Almeida, artistas conceituados no Estado e responsáveis por espetáculos marcantes entre o público de Maringá. Objetivo da oficina é desenvolver no interessado um entendimento sobre os fundamentos básicos da representação teatral e do espaço cênico.
Além das oficinas de ator e cenotécnica, a universidade também abriu um curso de dramaturgia teatral com abordagem crítica do texto dramático que será ministrada pela atriz e diretora Vanessa Curty.

Serviço:
As inscrições podem ser feitas até o dia 26 na Diretoria de Cultura, bloco 104, da UEM, das 8h às 11h e das 14 h às 17 horas. Os interessados devem ser maiores de 16 anos e com no mínimo, o segundo grau incompleto. Para a oficina de ator será realizado um teste seletivo nos dias 27 e 28. Maiores informações pelos telefones (44) 261-4263 e 261-4260.