Curitiba tem terça musical
Simone Mattos
De Curitiba
Muita música brasileira estará presente no repertório dos dois shows que acontecem hoje, em Curitiba. O maestro Waltel Branco recebe convidados no Teatro do Paiol, enquanto o grupo curitibano Agnus Trio toca no auditório da Biblioteca Pública do Paraná.
Formado há quatro anos, o trio de flauta, violão e percussão apresenta músicas de Zequinha de Abreu, Tom Jobim, Valdir Azevedo, Pixinguinha, Ernesto Nazaré e Pattapio Silva. O show do Agnus Trio é uma verdadeira viagem no tempo, apresentando obras populares brasileiras compostas desde o início do século até os dias atuais.
A flautista Luciane Hilu, o violonista Nicolau Schmidt Júnior e o percussionista Alexandre Schmimmelpfeng têm formação erudita, mas seus trabalhos não se restringem a um único gênero musical. O Agnus Trio foi criado com a proposta inicial de executar um repertório específico para violão e flauta. Ao transformar-se em trio, optou pela execução de obras populares brasileiras, compostas neste século.
Entre elas estão Chovendo na Roseira, de Tom Jobim; João e Maria, de Sivuca; Pedacinho do Céu, de Valdir Azevedo; Doce de Coco, de Jacó do Bandolin, e Lua Branca, de Chiquinha Gonzaga, entre outras.
O espetáculo de Waltel Branco, Anjos e Vampiros, será uma homenagem a várias personalidades curitibanas. Entre outras composições próprias estarão Rio Iguaçu, Os Amantes, Canção para Curitiba e Primavera.
No palco, além de Waltel Branco, estarão as vozes de Rogério Holtz, Norma Cecy, Laís Mann e Jua Corrêa. Os músicos Saul Trumpet Bueno, César Matoso, Silvinho, Glauco Solter, Maurílio Ribeiro e Tião Cruz também são convidados especiais no show.
Compositor, instrumentista, regente e arranjador, Waltel Branco pode ser considerado um dos principais músicos paranaenses da atualidade. Ele já tocou com Dorival Caymmi e João Gilberto; fez arranjos para vários intérpretes de MPB, como Roberto Carlos, Cazuza e Maria Creuza; se apresentou ao lado de Johnny Mathis e Dizzy Gillespie e, por quase 20 anos, foi diretor responsável pelas trilhas sonoras de novelas da Rede Globo.
A apresentação do Agnus Trio acontecerá hoje, às 18 horas, no auditório da Biblioteca Pública do Paraná. A entrada é gratuita. O show Anjos e Vampiros, de Waltel Branco e convidados, será hoje, às 20 horas, no Teatro do Paiol. O preço dos ingressos é R$ 5,00 e R$ 2,50.





