Curitiba reúne profissionais de turismo
PUBLICAÇÃO
domingo, 29 de março de 1998
Da Redação 
Arquivo FolhaEmpresários querem desenvolver o potencial turístico de CuritibaMais de dois mil e quinhentos empresários do setor de turismo estarão reunidos em Curitiba, amanhã e depois de amanhã. Hoteleiros, companhias aéreas, agentes e operadores, além de representantes dos órgãos oficiais, estarão na quarta edição do Salão Profissional Paranaense de Turismo.
Segundo Antônio Azevedo, presidente da Associação dos Agentes de Viagens do Paraná (ABAV-PR), promotora do evento, o setor de turismo será o líder na geração de empregos no século 21.
Ele informou que Curitiba recebe de 800 a 900 mil turistas ao ano. Os empresários e órgãos oficiais de turismo devem estar atentos ao crescimento do setor.
Na opinião de Azevedo, uma das formas de dar apoio à área é investindo na realização de feiras, congressos e convenções que visam divulgar e incrementar os negócios do Estado.
Ele comentou que existe um forte movimento dentro da ABAV para trazer o congresso nacional da associação, no ano que vem, para a capital paranaense. Neste momento é muito importante a mobilização, tanto da iniciativa privada, através da ABAV, como dos governos estadual e municipal, na união de esforços para a realização do congresso, considerado hoje o maior evento de turismo da América Latina.
O presidente da ABAV-PR acredita que o Paraná tenha grandes chances de desenvolver ainda mais o seu potencial para o turismo de negócios. Ele lembra, com otimismo, os números nacionais, que apontariam para um investimento de cerca de R$ 3 bilhões nos próximos dois anos, por parte do governo federal, na área de turismo.
Azevedo esclareceu que isto significaria a geração de aproximadamente 80 mil novas vagas de empregos no mercado brasileiro, além de novas oportunidades de negócios. O turismo traz uma série de benefícios indiretos. Cerca de 52 setores da economia recebem o impacto direto da atividade turística, diz ele.
O turismo, além de gerar empregos, cria divisas. É um importante meio de educação e intercâmbio cultural, capaz de ampliar os laços da população com seu País, além de manter relações com o exterior, comenta.
Serviço:
Para os profissionais interessados em participar do evento, que acontecerá no Centro de Convenções de Curitiba, as inscrições podem ser solicitadas pelo fone (041) 342-7175 ou através do endereço: Avenida Batel, 1.920, cj.306, cep 80420-090.


