É bem próximo à Igreja de Santo Amaro, a conhecida Igreja Matriz, que está situada uma das paradas obrigatórias do turismo das águas termais. Trata-se do Conventinho do Espírito Santo. Antigo convento de freiras, em estilo barroco, do ano de 1904, o prédio abriga, além de móveis e outros utensílios da época, uma das maiores promessas de cura do Brasil.
Totalmente reformado, o prédio hoje serve de base para o trabalho do frei franciscano Hugolino Back. Com a imposição das mãos e num trabalho totalmente gratuito, o religioso chega a atender até 300 pessoas todos os dias. A maioria desenganada pelos médicos e atrás de uma cura milagrosa.
A fama de Hugolino vem de sua própria história de vida. Quando criança, os pais viajaram até o município vizinho de Angelina para cumprir uma promessa. No caminho, o cavalo, onde iam a mãe e Hugolino se assustou derrubando os dois. Uma patada do animal esmagou a cabeça de Hugolino que, segundo contam as histórias, morreu e foi ressucitado por um milagre de Nossa Senhora de Lourdes.
Um curso de parapsicologia juntou a religiosidade à ciência, e hoje já há inclusive relatos das curas, registrados em dois livros do frei e do parapsicólogo catarinense Pedro Grisa: ‘‘O Poder da Fé e a Paranormalidade’’ e ‘‘A Cura pela Imposição das Mãos’’.
‘‘Todo indivíduo tem condições de curar-se e curar os outros através da energia’’, garante o frei para quem visita o conventinho.
O Conventinho do Espírito Santo fica na Rua Teresa Cristina, 64 e o telefone de lá é o (048) 245 1104.
- Como chegar - acessos pela BR- 101, Km 15 (no mesmo trevo de Palhoça), ou pela BR-282, sentido Lages - Florianópolis.
- Clima - subtropical úmido, com temperatura máxima de 24 graus centígrados e mínima de 16.
- Hotéis - Plaza Caldas da Imperatriz (048) 281 9000, Hotel Caldas da Imperatriz (048) 245 7088, Hotel Fazenda Jomar (048) 245 1514.
- Principais eventos - Festa do Padroeiro (janeiro), Festa do Milho verde (março), Festa do Divino Espírito Santo (maio), Festa do Aniversário do Município (julho), Festa do Colono (agosto), Festival de Bandas (setembro), Festa de Imaculada Conceição (novembro) e Motofest (dezembro).
- Informações Turísticas - Secretaria Municipal de Turismo - (048) 245 1321.

mockup