Cultura reitera inviabilidade do Carnaval em Londrina
O Secretário da Cultura justifica adiamento de Carnaval popular em 2025 e aponta a falta de verbas e de local adequado
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 25 de fevereiro de 2025
O Secretário da Cultura justifica adiamento de Carnaval popular em 2025 e aponta a falta de verbas e de local adequado
Walkiria Vieira

Nesta terça-feira (25), o Secretário Municipal de Cultura de Londrina, Marcão Kareca, ratificou as informações fornecidas na semana passada à FOLHA sobre os motivos de a Prefeitura de Londrina não promover eventos relacionados ao Carnaval em 2025.
LEIA TAMBÉM:
Prefeitura não deverá promover Carnaval em Londrina
Além da questão de falta de espaços e estruturas seguras, o Secretário acrescentou que a falta de verba contribui para a decisão. "Temos um rombo de aproxidamente R$ 300 milhões no orçamento municipal deste ano e isso deve ser considerado", pontuou.
O gestor da pasta admitiu que há um sentimento de frustração por não poder realizar uma festa neste período, sobretudo porque possui grande experiência em promover eventos. "Mas temos que ser responsáveis financeira e estuturalmente", expôs.
O secretário lembrou que os últimos Carnavais foram motivo de críticas a diferentes pastas da Prefeitura em razão de desorganização, impactos ao ambiente e perturbação citando o Aterro do Lago Igapó e o Jardim Botânico.
Para o ano de 2026, informou que a Secretaria de Cultura já iniciou o planejamento e entre os pontos abordados está o tipo de Carnaval que o londrinense quer ter. "As marchinhas pelas ruas, os blocos de capitais como São Paulo, o modelo do nordeste com trio elétrico?", pergunta.
Kareca entende que houve muitas mudanças de comportamento nos últimos anos, cita a pandemia e destaca que tudo será levado em conta para uma festa com diversão e alegria. " Também estou colhendo o máximo de informações sobre o Carnaval de Cornélio, de Ibiporã porque queremos ter referências do que dá certo em termos de diversão e segurança para todos", ratificou.

