CULTURA DE RUA - Rajadas de rimas
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 30 de setembro de 2005
Nelson Sato<br> Reportagem Local 
No jargão do hip hop, o duelo verbal de rappers é conhecido como ''free style'', que significa estilo livre. Similar ao repente nordestino, consiste em criar versos de improviso metralhando o oponente com rajadas de rimas.
A ''1 Batalha de Rima do Norte do Paraná'', que acontece hoje em Londrina, coloca no palco os melhores praticantes da região. O evento começa às 18 horas no Teatro Zaqueu de Melo (Av. Rio de Janeiro, 413) abrangendo todas as linguagens do hip hop.
Serão realizados shows dos grupos Pira Pura (local), Resistência (Rolândia) e Realidade Nacional (Maringá), além de apresentações de B.Boys (dançarinos de break) e grafitagem em painéis. O Pira Pura irá mostrar o repertório dos CDs ''Pra Tudo Tem um Começo'' (2003) e ''Tem Quem Ri, Tem Quem Aplaude'' (previsto para ser lançado em novembro).
A programação será comandada pelos MCs (mestres-de-cerimônias) W.M.C e Psico (do grupo Irmãos do Gueto). Psico explica que o ''free style'' é a ''parte de recreação e brincadeira'' dos MCs. ''É diferente da letra de rap, que é mais séria'' diz ele, que participou de uma batalha de rima em Mandaguari no último mês de agosto.
Londrina sediou um evento estadual do gênero em 2003 e um festival voltado apenas para rappers locais no ano passado. A edição de hoje contará com participantes de Maringá, Apucarana, Arapongas e outras cidades vizinhas. As duplas serão escaladas a partir de sorteio. O regulamento prevê 90 segundos para cada confronto verbal. Uma recomendação foi feita aos jurados: tirar pontos de quem usar palavrões. Os três primeiros colocados ganharão troféus e kits contendo camisetas, bonés, livros ou CDs.
Serviço:
- 1 Batalha de Rima do Norte do Paraná. Hoje, a partir de 18 horas. Local: Teatro Zaqueu de Melo (Av. Rio de Janeiro, 413). Taxa de inscrição para os participantes: R$ 5,00. Ingressos: R$ 2,00.


