CULTURA - Festa volta às origens do Bon-Odori
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 09 de novembro de 2006
Francismar Lemes<br>Reportagem Local 
O pôr do sol desperta uma tradição japonesa que transformou uma antiga oração budista numa dança que resistiu ao tempo, fazendo com que a alegria se torne o céu para os participantes.
É nesse espaço de festa que o Bon-Odori, festival realizado anualmente no Japão, durante o verão, celebra com dança a boa colheita, lembrando a sabedoria dos antepassados.
Tanto no Japão como no Brasil, a arte ganhou alguns contornos da crendice popular ao se acreditar que no mês de julho, período em que geralmente é realizado o festival, e no Ano Novo, existe um intercâmbio maior entre o mundo ds vivos e dos mortos - o que acabou relacionando a festividade com o Dia de Finados.
A I Odori Fest, que será realizada sábado e domingo na Associação dos Empregados da Embrapa (Rua Ernani Lacerda de Athayde, 1180), pretende fazer uma viagem às raízes tradicionais da dança, que nasceu na China e que no Japão alcançou popularidade na Era Kamakura.
A abertura do Odori Fest será sábado, às 18 horas, com uma celebração ministrada pelo padre Lino Stahl.
Em seguida, o Bon-Odori será apresentado pelos integrantes do Grupo Hikari, organizador do evento, com entrada franca e aberto à toda a comunidade londrinense.
No domingo, a festa está programada para começar às 11 horas. A partir das 14 horas, os visitantes poderão cair num arrasta-pé.
A programação inclui apresentações de canto e de taiko, o tradicional tambor japonês. Barracas com comidas típicas também darão um colorido à festa.
''Queremos manter viva a tradição do Bon-Odori, que está perdendo espaço para danças mais modernas. A nossa intenção é manter viva a tradição que, no conceito de muitas pessoas, é uma manifestação religiosa que o budismo acabou abrançando, se tornando uma dança realizada no Dia de Finados. Porém, o Bon-Odori é um festa de confraternização'', afirma um dos coordenadores do Grupo Hikari, Luiz Kenhiti Kuromoto.
Geralmente dançado após o pôr do sol, iluminado pela crença japonesa de que os espíritos saem durante a noite, o Bon-Odori se reveste de alegria e gratidão, sendo uma oportunidade também para parentes e amigos se confraternizarem. Atrás do Bon-Odori só não vai quem não quiser porque os movimentos delicados são simples, representando os atos de colher, ceifar, semear, agradecer e festejar.


