Crossover tupiniquim
A batalha de gravar e lançar o primeiro trabalho acabou para a banda curitibana Cartoon. Hoje, no Labirinto Bar, às 23 horas, e domingo, às 21 horas no Entreacto, o grupo lança seu primeiro CD, depois de dois anos de estrada. Formada por Carlos Viralobos na guitarra, Eduardo Kiss na bateria e Omã Teresio nos vocais, o trio acredita ter vencido mais uma fase na carreira.
Fica difícil classificar o som do Cartoon. Com um estilo próprio, passeando pelo ska, rock, MPB, e mambo, a banda espera furar o bloqueio da mídia pelo estilo. Segundo eles, muitos críticos só querem ouvir um determinado gênero musical, e acabam se viciando no mesmo compasso.
O sonho do trio é escapar de Curitiba. Vamos procurar sair. Em Sampa e no Rio tudo acontece mais fácil, o pessoal é mais receptivo e está mais à vontade para dizer qualquer coisa. Nosso objetivo é aparecer na imprensa nacional, queremos ser reconhecidos e tocar nossa vidinha, explica Viralobos.
O Cartoon chegou esbanjando tendências da veia mais criativa da Música Popular Brasileira, como por exemplo Dorival Caymmi e Chico Buarque de Holanda. O CD homônimo tem quatro músicas: Não Sei Dançar (cover do Lábia Pop), Expresso Brasil, O Inimigo (cover do Ídolos de Matinée) e Caminho das Pedras.
A grande sacada do Cartoon é que o som tenta se distanciar da tendência guitar que invadiu os porões da Cidade Sorriso no ano passado. Em nenhum momento pode-se falar que o grupo tenta seguir um determinado modelo sonoro. Eles insistem em passear em estradas pouco exploradas, e completamente diferentes de grupos como Skuba, Dr. Banana ou Strik. A banda faz um pop assumido, e os metais são um complemento do universo musical do grupo. Destaque para Expresso Brasil e O Inimigo. Você sai cantarolando depois da primeira xepa.
Show de lançamento do CD do grupo Cartoon, hoje, a partir das 23 horas, no Labirinto (Rua 13 de Maio, esquina com Duque de Caxias). Ingresso: R$ 3,00. A banda Dama de Paus faz o show de abertura. No domingo o Cartoon se apresenta no Entreacto Bar (Rua Munhoz da Rocha, 1.529, Bacacheri), com ingresso a R$ 3,00 e abertura do grupo Frutos Madurinhos do Amor.DivulgaçãoCD da banda Cartoon traz quatro faixas, duas são covers de antigas bandas curitibanasFernando Tupan
Especial para a Folha Jovem





