São Paulo, 20 (AE) - Tem muita gente boa que começa a despontar no cenário musical brasileiro. Especialmente uma safra talentosa de compositoras e cantoras jovens. Cris Aflalo faz parte dessa turma. Amanhã ela se apresenta na choperia do Sesc Pompéia, em São Paulo, dando continuidade ao projeto Prata da Casa.
Cris, paulistana, é neta do cantor e compositor cearense Xerém (da Rádio Mayrink Veiga, do Rio), gravado na década de 30 e 40 por Araci de Almeida, Dillu Melo e Aracy Costa, e parceiro dos artistas Bentinho e Capitão Furtado. No entanto, ela foi descoberta pelo músico Oswaldinho do Acordeon, que ficou encantado com a maneira de a moça cantar: "Ela será uma das maiores intérpretes do Brasil", afirma.
No ano passado, participaram do projeto Novo Canto (Sesc Vila Mariana), no qual um artista conhecido revelava um novo talento. Desde então, Cris passou pelos palcos privilegiados do Supremo Musical (onde fez seu primeiro show, em 1997), do Teatro Crowne Plaza, do Sesc Consolação e, agora, do Sesc Pompéia.
A jovem compositora preocupa-se muito com a melodia e o ritmo das canções. "Parece-me que a música feita hoje não chega às pessoas de uma maneira agradável, bate de frente, quase agressivamente", define. "Procuro dar um caráter sempre melodioso ao que faço." Essa qualidade se deve em parte à sua formação musical. Desde os 15 anos, estuda canto e teve como grande influência a genialidade de Tom Jobim.
Cris montou um repertório rico em música nordestina - baião, coco, xote e embolada -, resgatando parte da obra do avô, como Mamãe Baiana (parceria com Joraci Camargo), "Lamento do Sabiá" e "Só Farté Vancê Querê" (com Gilberto Andrade) - que canta amanhã. "Xerém sempre estará presente, pois são canções que vêm do coração", conta.
A cada apresentação, a intérprete evolui. Mostra-se uma compositora talentosa. "A música nordestina e regional será sempre uma forte influência, mas o meu lado de compositora está sendo muito ampliado e fortalecido." Ela vai cantar as novas músicas "Beira Mar" - outra parceria com Rogério Rochlitz, com quem fez a cativante "Só o Começo" -, "Já não Importa o Adeus" e "Comida Boa", em parceria com Leandro Bomfim (com José Nigro ele lançou recentemente o ótimo CD "A Malta"). Cris está sendo porta-voz de uma geração de compositores talentosos, como Bomfim, Márcio Weneck e Maurício Pereira.
Ela garante que este ano vai produzir seu primeiro álbum. Não tem gravadora. Amanhã, Cris conta com participação dos músicos Luiz Waack (violão) - também diretor musical -, Ricardo Zóio (baixo), Guilherme Kastrup (percussão e bateria) e Marcelo Monteiro (sax e flauta).
Serviço - Cris Aflalo. Apresentação dentro do projeto Prata da Casa. Amanhã, às 21 horas. Choperia do Sesc Pompéia. Rua Clélia, 93, em São Paulo, tel. (11) 3871-7700.

mockup