LEITURINHA -

Criaturas da imaginação

Em “Fuja do Garabuja”, Shel Silverstein cria uma coleção de seres fantásticos, alguns dóceis, outros perigosos

Marcos Losnak
Marcos Losnak

Sabiá, jacaré e gambá. Leão, zebra e tubarão. Sapo, piolho e macaco. Jabuti, girafa e quati. Abelha, capivara e hiena. Todo mundo já ouviu falar desses bichos. São criaturas que todos conhecem. Ovelha, anta e baleia.

 

.
. | Divulgação
 


Mas existem criaturas que ninguém conhece. Bichos diferentes de tudo, seres que você nunca ouviu falar. Criaturas como o bibeli, o zangatanho e o diqueri. Animais exóticos que ninguém imagina existir, como o velum, o fulacho, o túbio e o panadá. Ou ainda o grivão, o zipiti e o jivrolé.


 

.
. | iStock
 


Esses e muitos outros bichos estranhos podem se encontrado em “Fuja do Garabuja e Outros Seres Fantásticos”, obra infantil do escritor e ilustrador norte-americano Shel Silverstein que acaba de ser lançado pela editora Companhia das Letrinhas.


Em forma de poemas e desenhos, o autor cria uma coleção de criaturas com características inusitadas. Bichos como o Bibeli: “As maneiras do Bibeli são grosseiros / ele detesta comida caseira / e adora encher a pança / com carne de criança. / Por isso, se ele chegar perto, fique em guarda, / entorne no ouvido ketchup e mostarda, / finja que é um guisado, / um ovo cozido ou estalado, / um pedacinho de torta, ou marrom-glacê / talvez ele nem repare em você.”


Com bom humor, Shel Silverstein inventa algumas criaturas dóceis, outras perigosas. Algumas barulhentas, outras silenciosas. Algumas discretas, outras volumosas. Algumas apavorantes, outras apavoradas. Animais como a giroupa, o grúncio e a gazila.


Criaturas que merecem respeito, como qualquer outra criatura. Como colibri, jaguatirica e sagui. Ou como o cherote: “Eu quero um casaco de pele de Cherote. / Quente e felpudo, como os casacos assim. / Porém, repare: o que acontece se o Cherote / Quiser pra ele um casaco de pele de Mim?”


 

.
. | Divulgação
 


Serviço:

“Fuja do Garabuja”

Autor – Shel Silverstein

Editora – Companhia das Letrinhas

Tradução – Alípio Correia de Franca Neto

Páginas – 64 (capa dura)

Quanto – R$ 54,90

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito
Assine e navegue sem anúncios [+]

Últimas notícias

Continue lendo