ReproduçãoA revista ‘‘Monstro do Pântano - Lição de Anatomia’’: criatura feita de húmus, líquens e ervasUm cientista jovem e idealista, uma fórmula química capaz de acelerar o crescimento de plantas, uma sabotagem e a aparição de uma criatura meio humanóide meio vegetal nos confins lamacentos de Louisiana constituíram os elementos-chaves da primeira história em quadrinhos baseada no personagem ‘‘Monstro do Pântano’’.
A aventura despontou em 1972 nas páginas da revista ‘‘House of Secrets’’, escrita pelo roteirista Len Wein em parceria com o desenhista Berni Wrightson. Agora, o personagem reaparece nas bancas brasileiras em lançamento da editora Metal Pesado e a bordo da coleção ‘‘Obras Primas Vertigo’’. A nova versão é assinada pelo inglês Alan Moore, aclamado autor de clássicos da HQ moderna como Watchmen e V de Vingança.
O gibi traz a saga ‘‘Lição de Anatomia’’, que foi publicada originalmente nos Estados Unidos em 84. Na verdade, Moore pegou o bonde andando quando escreveu a história. Na ocasião, a revista própria com o personagem estava no número 20 sob as mãos de Martin Paskoe, que colocou a criatura de lama para enfrentar uma sinistra corporação com ramificações no governo.
Formato americano No Brasil, o Monstro do Pântano chegou a ser publicado pela editora Ebal e posteriormente - durante o boom dos quadrinhos da segunda metade dos anos 80 até 1990 - pela Abril Jovem. Diferente dessas iniciativas, que saíram em cores e em formatinho, a versão atual traz capa colorida, páginas em preto-e-branco e formato americano.
A fórmula segue a reedição americana da Vertigo/DC que, por sua vez, foi na cola da Titan Books inglesa que, anos antes, havia lançado 11 volumes contendo 46 histórias de Moore. ‘‘O resultado foi surpreendente. Sem as cores, o traço elaborado da dupla Bisette e Totleben teve o destaque que merecia’’ - escreve o editor Jotapê, num dos textos incluídos na revista.
Se concorda ou não, cabe ao leitor conferir na banca.

mockup