Encontrar atividades seguras para os filhos tem sido um dos grandes desafios enfrentados pelos país durante a pandemia de Covid-19. Uma boa alternativa para entreter os pequenos nas próximas semanas é acompanhar a grade da 1ª edição do “A Gente que fez! - Festival de Artes Feito com e para Crianças. Mais de 20 atrações serão promovidas até o próximo dia 28, incluindo apresentações artísticas de teatro, circo de dança, além de oficinas e duas rodas de conversa. Toda a programação será realizada gratuitamente pela internet, sempre de quarta-feira a domingo e pode ser acessada pelo site www.catarsis.com.br

O evento conta com apoio do Ciclo - Circuito de Artes e Conceitos de Londrina.

O festival está sendo promovido pela Catarsis, produtora cultural localizada na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo. “Desde 2015 realizamos um trabalho totalmente focado em artes para a infância e juventude. Temos plena consciência da importância da escuta na elaboração de projetos ligados ao público infantil. Por isso, envolvemos crianças em todas as etapas de concepção do evento, desde a fase de produção até a escolha das atrações, passando pela definição da identidade visual a questões de acessibilidade e divulgação”, explica a atriz e produtora cultural Aline Volpi.

Ela explica que todas as decisões que envolveram o festival foram tomadas entre uma comissão formada por crianças e profissionais que fizeram a mediação das ideias e das propostas divididas em áreas distintas. Incluindo atividades formativas; comunicação visual; divulgação e assessoria de imprensa; atividades artísticas e acessibilidade; rodas de conversa e mediações. “Contamos com a colaboração de um grupo formado por 22 crianças, com idades entre 9 e 12 anos. Por meio de votação, elas escolheram todos os espetáculos que integram a programação do festival”, esclarece Aline.

A produtora explica que todos os espetáculos serão apresentados por grupos paulistas. “Adotamos esse critério pois o festival está sendo realizado por meio do edital Proac Expresso LAB, promovido pela Secretaria do Estado de Cultura de São Paulo através da lei Aldir Blanc. Entre as companhias e artistas que compõem a programação estão: Cia. Noz, Cia. da Revista, Grupo Esparrama, Hélio Ziskind, Mão na Luva Teatro para Bebês. “Apesar de estar centrado em grupos de São Paulo, como todas as atividades serão realizadas pela internet resolvemos abrir o acesso gratuito ao público de todo o país. E firmamos uma parceria com os organizadores do Ciclo - Circuito de Artes e Conceitos de Londrina, que estão colaborando conosco na divulgação do festival”, comenta Aline.

Serviço:

A Gente Que Fez! – Festival de Artes Feito COM e PARA Crianças – 1ª edição.

Quando - Até 28 de março

Onde – www.catarsis.com.br

Acompanhe a programação completa pelo Instagram ou Facebook (@catarsisproducoes).

Programação:

Quinta-feira (04)

19h - “Quem me diz quem sou?” - Coletivo Corpos Falantes

Sexta-feira (05)

19h - “Sob o mesmo teto” - Cia Gravitá

Sábado (06)

15h - “Onheama” O Pequeno Teatro do Mundo

17h - “Oras Bolas” - Cia Noz de Teatro, Dança e Animação

Domingo (07)

16h - “Somos todas Maria e juntas somos mais fortes” - Grupo Baby Fusion