Da janela de nossas casas podemos enxergar o mundo que habitamos. Vemos o quintal, a rua, o bairro, a cidade. Vemos árvores, cachorros, pessoas, estrelas e passarinhos.

Olhar com empatia para o lugar onde moramos pode despertar boas emoções. O escritor Otávio Júnior mostra isso em “Da Minha Janela”, livro infantil publicado pela editora Companhia das Letrinhas com ilustrações de Vanina Starkoff.

Vencedora do prêmio Jabuti, a obra traz uma criança olhando pela janela de sua casa e descrevendo tudo o que vê. E ela vê crianças brincando nos quintais, mulheres saindo para trabalhar, meninos jogando bola na rua, homens voltando do trabalho e meninas cantando na calçada.

Ela vê crianças a caminho da escola, garotos soltando pipa, sorveteiros vendendo sorvete, chuva molhando tudo, pessoas consertando telhados, árvores com frutas, motoboys vendendo gás pelas ruelas e noites estreladas.

Em alguns dias ninguém pode sair de casa por cauda de sons estranhos. Em outros dias todo mundo sai de casa e senta nas calçadas por casa do calor.

Tem dia que as crianças brincam de pega-pega. Outros dias brincam de microfone sem fio. Algumas sonham em jogar futebol no Maracanã. Outras sonham em cantar na televisão.

“Da Minha Janela” revela como a vida de uma criança que reside numa favela é igual a de toda criança em qualquer lugar. Crianças querendo brincar, estudar e sonhar.

Morador do Complexo do Alemão na cidade do Rio de Janeiro, Otávio Júnior criou uma maneira poética de falar sobre a infância invisível nos bairros periféricos das cidades brasileiras. E que nas favelas, muito mais do que imagem de violência e dificuldades, existe esperança, alegria, coletividade, empatia e afetividade. E muita gente batalhando por uma vida melhor.

Imagem ilustrativa da imagem Criança é criança em qualquer lugar
| Foto: Vanina Starkoff/ Divulgação

SERVIÇO

“Da Minha Janela”

Autor – Otávio Júnior

Ilustrações – Vanina Starkoff

Editora – Companhia das Letrinhas

Páginas – 48

Quanto – R$ 42,90