Cravista revelação estreia Terça Barroca hoje à noite
Nova programação do espaço cultural da Associação Médica de Londrina inicia com a apresentação do cravista revelação Gonçalo Rebelato
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 08 de maio de 2023
Nova programação do espaço cultural da Associação Médica de Londrina inicia com a apresentação do cravista revelação Gonçalo Rebelato
Reportagem local
A AML Cultural estreia um novo programa na sua agenda: é a Terça Barroca, que terá sua primeira edição na noite desta terça-feira (9), a partir das 19h30, com a apresentação do cravista revelação Gonçalo Rebelato, que iniciou seus estudos com o piano aos cinco anos de idade, e nos últimos dois vem se especializando com o cravo.
A Terça Barroca é organizada pela AML Cultural, com apoio da Divisão de Música da Casa de Cultura da UEL, sob a curadoria do músico Elimar Plínio Machado, que é especializado em música medieval, renascimento e barroco. Com relação à escolha dos artistas para os programas de Terça Barroca, o curador propôs que alguns músicos, que já têm uma atividade musical na cidade e que fazem parte da música histórica dentro da UEL, tenham a possibilidade de tocar sem ser dentro das atividades que eles desenvolvem na própria Divisão de Música.
“É uma outra forma deles experienciarem o mercado de trabalho, com concertos e atividades práticas e performances, em outros repertórios que não sejam já os estabelecidos pelo projeto da UEL”, explica Machado. Para ele, a proposta da Terça Barroca é divulgar a música medieval, renascimento e barroco, com concertos mais voltados para uma atuação individual dos músicos.
“Quase que um programa solo”, explica Machado, comentando que para a estreia, por exemplo, começa com o cravo e o cravo não vai acompanhar nem ser acompanhado de nenhum outro instrumento. Vai ser um repertório solista mesmo para o cravo, com vários compositores italianos, franceses, alemães e de vários períodos diferentes”. . Na programação da Terça Barroca da AML Cultural estão previstos alguns concertos ao longo de 2023 com violino barroco, violoncelo barroco, canto, fagote barroco e viola da gamba.
Cravista revelação
Nascido em São Paulo, Gonçalo Rebelato vive em Londrina e com apenas 24 anos já comemora uma série de conquistas na carreira. Além de Bach, Haendel e Teleman, já conhecidos do grande público, o músico vai interpretar, na Terça Barroca, obras dos compositores Frescobaldi, Grieco e Ercole Pasquini, grandes nomes da música barroca.
Gonçalo é estudante de línguas estrangeiras, aluno do quarto ano do curso de Licenciatura em Música, com ênfase em arranjo e composição, na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do segundo ano de especialização em Música Antiga para Cravo na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), onde realiza aulas com o professor Alessandro Santoro, dos conservatórios de Moscou e Real de Haia. Também mantém aulas com o professor doutor Jailton Santana desde 2014. Currículo impecávelO cravista foi considerado destaque regional pela Folha de Londrina e elogiado por duas performances pela professora Johanna Heutling, do Dr. Hoch Konzervatorium, de Frankfurt, na Alemanha, em 2018. Em 2019, foi aprovado no processo seletivo para formação no método Dalcroze, na cidade de Valparaíso, no Chile.
Ele também já participou de concursos em Curitiba, São Paulo, Londrina, Londres e Santiago e atua ativamente no Festival de Música de Londrina. Já foi orientado por nomes como Olga Kiun, Horácio Gouveia, Julija Botchkovskaia, Richard Kogima, Luiz Guilherme Pozzi, Daniel Grajew e Rodrigo Lima.
Em 2020, foi um dos 22 selecionados para participar da IV Oficina de Piano - Concurso de piano Gilberto Tinetti - da Universidade de São Paulo (USP), na categoria Masterclass. E em 2022, foi contemplado com o primeiro prêmio durante a masterclass do cravista holandês Jacques Ogg, professor no Conservatório Real de Haia.