O Festival Cozinha & Sabor, realizado pelo Grupo Folha de Comunicação, entra em sua segunda fase. Depois do "Comida de Boteco", cujos estabelecimentos participantes mostraram seus quitutes de maior sucesso e passaram por votação no site do projeto, agora é a vez dos restaurantes londrinenses elegerem seus protagonistas no "Festival Gastronômico". Os pratos desta categoria também vão passar por votação, na qual elegerá três preferidos do público. A grande final acontece em novembro, em evento que contará com a presença de um chef de cozinha de renome nacional, que vai eleger o vencedor do Comida de Boteco e do Festival Gastronômico. Esse chef também vai ministrar um workshop sobre gastronomia para convidados e eleger o vencedor do concurso Grandes Chefs, que envolve estudantes do curso de Gastronomia da Unifil. A programação completa do projeto pode ser conferida no site www.folhacozinhaesabor.com.br.
Marcando o início da segunda fase, o Festival Cozinha & Sabor traz a Londrina, no próximo dia 10 de setembro, o sommelier de cervejas artesanais Rodrigo Chervinski, da Cervejaria Providência, de Cascavel. Em evento exclusivo para convidados, o especialista irá ministrar um workshop sobre harmonização de cervejas artesanais. Para tanto, vai apresentar as características de quatro tipos de cervejas produzidas na cervejaria e como estas harmonizam com determinados pratos. Antes, porém, o sommelier aborda sobre o universo das cervejas artesanais, o processo de produção, matéria-prima e o mercado da bebida no Brasil. Assinantes da Folha de Londrina podem participar do sorteio de convites pelo site www.clubedoassinantefolha.com.br e leitores do Portal Bonde pelo canal Promoções. O festival tem o patrocínio do Boulevard Londrina Shopping, Unifil e Vectra Construtora.
Segundo o sommelier, depois de familiarizados com os tipos de cervejas existentes, o público vai degustar as quatro cervejas artesanais escolhidas junto com algum prato que harmonize com a bebida. "A escolha dos pratos e das bebidas foi feita por contraste ou combinação de sabores. As cervejas são bem distintas entre si, como textura, aroma e teor alcoólico", explica.
No total, a cervejaria produz sete estilos de cervejas: três alemãs, três inglesas e uma americana. "A cerveja artesanal se divide em vários estilos, seguindo sempre as recomendações do Beer Judge Certification Program (BJCP), que regulamenta as diretrizes com as características conforme os ingredientes utilizados. A cerveja leva quatro ingredientes: malte, lúpulo, levedura e água. A quantidade de cada um e a combinação entre eles é que varia de acordo com o estilo do mestre cervejeiro responsável. Existem cervejas com cinco tipos de malte", esclarece.

SUGESTÕES AO PALADAR
Como entrada, Chervinski escolheu uma cerveja alemã do tipo Weizen e, para acompanhar, bruschetta de especiarias com parmesão e carpaccio ao creme de alcaparras. "Essa cerveja leva 40% de malte de trigo em sua composição, bem como malte de cevada. Isso deixa uma cerveja bem aromática, frutada (com leve sabor de banana e cravo). É um pouco mais encorpada também e muito cremosa. Mas em comparação com outras, é menos amarga e menos alcoólica; o índice de amargor é de 10." A escolha do prato foi pela leveza da iguaria que, segundo ele, combina com a cerveja. "Não há concorrência de sabor nesse caso. Os dois se completam."
Na sequência, os convidados irão provar uma cerveja de estilo americana do tipo Session India Pale Ale (IPA). "Também é uma cerveja com teor alcoólico baixo, mas bastante amarga, devido ao seu índice de 40 de amargor. A grande quantidade de lúpulo é que confere esse amargor e, também, aromas florais. Apesar disso, seu corpo é bem leve, pois leva pouco malte", enumera. O prato que acompanha são mini pizzas de calabresa e tortillas com guacamole. "Nesta harmonização, procurei trabalhar o contraste. Quis evidenciar a picância que vai ser anulada com o amargor da cerveja", complementa o sommelier.
A cerveja de estilo inglês do tipo Extra Special Bitter (ESB), chamada Cascahell, é a terceira escolha do workshop. "Esta tem um índice médio de amargor, mas tem o corpo bem elevado, ou seja, bastante encorpada. Ao primeiro gole já é possível perceber também o sabor mais amadeirado e seu aroma, justamente por ser bem maltada." A escolha do prato que acompanha foi mini hambúrguer bovino ou de cordeiro. Conforme Chervinski, são carnes que possuem bastante gordura, e a cerveja em questão vai "limpar" esse aspecto deixado na boca pela carne por causa da alta quantidade de malte.
Para fechar a degustação, o sommelier apresenta uma cerveja de estilo alemão do tipo Dunkel. "Essa se destaca por sua cor extremamente escura. Apesar disso, não é doce, mas também tem índice 25 de amargor, considerado baixo. Tem um corpo leve e um índice alcoólico de apenas 4,8. Ao fundo lembra um sabor de tostado, que se assemelha ao café. Por isso, combina com as sobremesas em geral, por ter essa relação de contraste do doce com o leve amargo", detalha, comentando que, para esta cerveja, acompanha um brownie de chocolate.
Logo depois da apresentação das quatro cervejas com os respectivos pratos, o evento continua com um coquetel aos convidados com chopp da Cervejaria Providência e petiscos no melhor estilo comida de boteco. A programação do Festival Cozinha & Sabor será finalizada com o lançamento da edição anual do Guia Gastronômico, que será encartado na Folha de Londrina no mês de dezembro.

mockup