Bordar com fios dourados, misturando especiarias com alusão à obra de Andy Warhol e de Matisse, é o trabalho intitulado ‘‘Por um Fio’’, que a designer gráfica Vanessa Knorst desenvolve e mostra a partir de hoje, junto com a artista plástica Sabrina Rikari Ykoma, no Café Curaçao, em Curitiba.
Vanessa usa a técnica assemblage, que significa unir coisas diferentes para criar um novo objeto. ‘‘Uso linhas de costura sobre veludo, tecidos transparentes e papel arroz, para um estudo sobre o luxo da vida moderna e da história da arte.’’
Para tanto, mistura óleo de canela e outras especiarias de maneira ‘‘tosca, para parecer que é luxo mas que pode ser normal, ter erros, não ser tão perfeito’’, justifica. Estudando a luxúria há cerca de três anos, Vanessa leva ao Café sete trabahos. ‘‘Expor num bar dá maior visibilidade ao trabalho. Mais pessoas vêem e interagem com a obra. Podem, às vezes, até deixar marcas, mas isso faz parte’’, reconhece.
Os trabalhos da artista plástica Sabrina são ‘‘quase objetos’’ mas devem ser pendurados em paredes. ‘‘Faço caixas brancas de madeira e componho com colagens em papel, pastilhas e vidro, às vezes com duas camadas para reforçar a tridimensionalidade.’’
As caixas são quadradas de 35 ou de 50 centímetros e até cinco centímetros de profundidade. ‘‘Elas ficam fechadas, como uma vitrine. O branco possibilita a leveza do trabalho e oferece uma sensação de limpeza’’, argumenta.
• Exposição ‘‘Por um Fio’’, de Vanessa Knorst e Sabrina Rikari Ykoma, a partir de hoje, às 20h30, no Café Curaçao (Rua Senador Xavier da Silva, 210), em Curitiba, até o dia 8 de agosto. Entrada franca.

mockup