Vozes londrinenses e alemãs se reúnem nesta semana para interpretar uma peça rara de um dos mais importantes compositores eruditos de todos os tempos. Trata-se de "Ein Deutsches Requiem", escrito por Johannes Brahms. A obra será interpretada pelo Coral da Kantorei "St. Michael", da cidade de Jena (Alemanha), Coral da Kantorei "St. Peter", do município de Sonneberg (Alemanha) e Coral de Regentes e Professores de Música de Londrina.
Os concertos acontecem hoje, às 20 horas, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Londrina; e amanhã, às 20 horas, na Igreja Matriz São José, em Rolândia. O evento contará ainda com a participação da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel), da soprano alemã Elaine Boniolo e do barítono americano radicado em Londrina Christopher Whitt. O concerto em Londrina será regido pelo maestro Martin Meier e o de Rolândia pelo maestro Martin Hütterott, ambos renomados musicistas da Alemanha.
Os concertos integram a programação do Festival Unicanto de Corais de Londrina. "Será uma grande oportunidade do público conhecer o requiem de Brahms, que é muito pouco executado se comparado ao composto por Mozart ou Verdi, isto por ter sido elaborado na língua alemã ao invés das tradicionais composições do gênero escritas em italiano ou latim", afirma o maestro José Mário Tomal, coordenador do evento.

As apresentações reunirão 109 músicos e cantores; destes, 58 são coralistas alemães

A cidade foi escolhida para um dos concertos devido à colonização alemã e à acústica da Igreja Matriz, que se aproxima muito do padrão europeu

O Programa Folha Cidadania é o desafio social da Folha de Londrina no combate ao analfabetismo funcional

mockup