Se engana quem pensa que Cornélio Procópio, uma pacata cidade do interior do Paraná, não faz festas divertidas. A cidade que comemorou seu aniversário no dia 14 de fevereiro, tem na sua agenda o famoso carnaval da Avenida XV de Novembro. O evento, que vai até terça-feira (25), é um dos mais esperados do ano, pois além de muito próximo das comemorações de aniversário, há diversas atividades culturais que contemplam o ensejo. Uma delas é o samba, e surpreende até mesmo quem nunca ouvir falar sobre os grupos presentes na cidade.

Oswaldo de Souza (58), mora em Cornélio Procópio e dali nunca saiu, há 35 anos trabalha como motorista da prefeitura, ofício que lhe rende muitas histórias e que ele faz com carinho. Longe do trabalho o famoso “Chiclete”, como gosta de ser chamado pelos amigos, família e conhecidos, faz parte de um grupo de samba. E seu Oswaldo tem uma história longa com o samba, que faz com que ele seja sempre lembrado pelas músicas, marcadas por lutas e memórias.

Começo

Sua história com o samba começou em meados dos anos 1970, ainda jovem seu Oswaldo e sua família partilhavam de um mesmo gosto: a música. E hoje ele diz que o apreço pela música é inquestionável, impossível de ficar longe. “É algo que está no sangue”, comenta. Foi então, por meio de um convite especial, que a família de músicos foi convidada participar dos primeiros eventos oficiais de carnaval em Cornélio Procópio, e assim começou a primeira bateria de samba formada por amigos e conhecidos, Unidos de Última Hora, nome sugestivo para um grupo que mais tarde teria diversas histórias para contar.

Após 30 anos como sambista, hoje seu Oswaldo tem o enorme orgulho de dizer que é mestre de bateria, cargo que conquistou com muita dedicação e aprendizagem. Hoje comanda o Bloco do Neno, antes denominado de Bloco Pode Vim, mas como na vida nada é fácil, a família perdeu um integrante há uns anos atrás, o irmão do seu Oswaldo, Joaquim Américo de Souza, que era conhecido como Neno. Foi então que mais uma vez uniram forças para dar continuidade ao sonho de carnaval e não desistiram. Este ano em homenagem ao irmão, o grupo vai desfilar no carnaval de Cornélio Procópio com uma linda canção de autoria própria, seu Oswaldo e seu grupo cantam. “Eu vejo lá no céu uma nova luz a brilhar/ Joaquim Américo de Souza é mais uma estrela a brilhar ôôôôôô/ vamos sorrir e cantar/ é o bloco do Neno que vai desfilar/ mestre batuqueiro Neno de tantas emoções/ você continua vivo sambando em nossos corações/ humilde trabalhador nunca cansa de lutar/ Joaquim Américo de Souza a estrela que eu vejo lá.”

Este carnaval tende a ser um dos mais especiais para seu Oswaldo, nem mesmo com todos aos anos como sambista a emoção deixou de tomar conta de seu coração. Para o carnaval o grupo ensaiou todos os dias da semana, e o mestre de bateria ainda compõe outros dois grupos, sendo um deles de pagode. As adversidades do dia-a-dia não impedem que o músico desista, sua personalidade contagia todos ao redor. Com muito entusiasmo e carinho, o carnaval procopense completa mais um ano recheado de diversidades e muito samba.