Na maturidade de seus 36 anos, o Coral Unicanto de Londrina, fundando pelo maestro José Mario Tomal, lançou mão das ferramentas digitais para unir o grupo e entregar um trabalho inédito ao público. Trata-se do hino cristão "Amazing Grace" (Sublime Graça) lançado em 1779, de autoria de John Newton e E.O. Excell. De acordo com maestro Tomal, com 250 anos de existência, "Amazing Grace" foi eleito por traduzir um sentimento universal que é partilhado agora na pandemia: a esperança. "Estamos acompanhando um momento em que toda a humanidade está vivendo perdas provocadas pelo Covid-19. Muitas famílias, diariamente, vivem um sofrimento intenso e nos solidarizamos", reflete. O maestro Benito Juarez, de Campinas (SP), a maestrina Naomi Munakata, de São Paulo, e o também maestro Neri Milanez, de Criciúma (SC) faleceram em consequência da doença.

Vídeo do Coral Unicanto reuniu gravações feitas separadamente, produção está recebendo elogios de várias partes do mundo
Vídeo do Coral Unicanto reuniu gravações feitas separadamente, produção está recebendo elogios de várias partes do mundo | Foto: Divulgação

Formado por 54 componentes, o Unicanto realiza há 25 anos o Festival Unicanto de Corais e promove um verdadeiro intercâmbio de informações, cultura, conhecimento e prática do canto coral no Brasil e em outros países - todos os anos no mês de novembro, em Londrina. Essa bagagem foi determinante para que o vídeo produzindo alcançasse o mundo. "Recebemos muitas mensagens de agradecimento e apoio e não apenas da comunidade cultural. Da Islândia, dos brasileiros que vivem no Japão, dos norte-americanos, italianos e alemães foram enviadas palavras de apoio e gratidão pelo feito. As pessoas consideraram que o vídeo chegou como um conforto para a alma e uma artista do Canadá escreveu que ficou tudo perfeito e que de seu ponto de vista, foi feito com o coração", comenta. No ano passado, o Unicanto realizou uma turnê pela Europa representando o nosso Estado e o nosso País. "Os cumprimentos dos brasileiros que aqui vivem chegaram também pelas redes de todas as regiões do Brasil. "Maranhão, Rio Grande do Sul, Mossoró, Sergipe e São Paulo", cita.

Participaram da produção 42 componentes. "Cada um estudou, se preparou e gravou de sua casa, como deve ser nesse momento", reforça Tomal. "Infelizmente, nesse momento, não estamos como gostaríamos, em vários cantos, levando alegria e emoção às pessoas, mas encontramos uma maneira de chegar a todos enviando a mensagem de que vamos, sim, recomeçar e que renasceremos mais humanos, mais tolerantes e abertos à diversidade também", comenta.

Ao todo, o trabalho levou quase dois meses para ser concluído, levando em conta as captações e a produção que está disponível no Youtube do Coral Unicanto (veja o link abaixo). “É uma renovação de esperança. Escolhemos para isso o texto de abertura “Recomeçar” dos autores Airton Zarpelão e Rogério Germinari. A edição ficou nas mãos do integrante do coral, o tenor Wladimir Pacheco Bezerra. "No final do vídeo, colocamos imagens de pessoas que estão na linha de frente como os entregadores, os motoristas de caminhão, os coletores de lixo, atendentes de supermercado, policiais, médicos, socorristas, motoristas do transporte público, feirantes e tantas pessoas que estão permitindo que muitos se resguardem e tenham esperança e renovem a fé. Foi uma forma de agradecer pelo trabalho de todas essas pessoas como vocês, os jornalistas, que nos mantém informados", disse o maestro em nome de todo o coral.

Assista ao vídeo do Coral Unicanto