Na semana passada, a novela América chegou ao fim, mas já deve ter brasileiro com saudades do ‘‘Boi Bandido’’ – um dos personagens mais populares da novela. O temido e destemido touro ganhou fama por sua personalidade arredia, que causa medo entre os peões. Em 2001, Bandido arremessou a seis metros de altura o peão Neilovan Tomazelli, em um rodeio em Jaguariúna (SP), mas, o que poucos sabem é que no mesmo leilão um peão paranaense conseguiu a proeza de ficar oito segundos montado no touro famoso e vencer o rodeio.
Nascido em Ventania, no interior do Paraná, Carlos de Jesus Boaventura, 29 anos, se incomodava quando aparecia nos programas de televisão e na mídia em geral que ‘‘nunca ninguém montou no Bandido’’ e ele, que foi destaque em repoetagem da Folha de Lodrina na semana passada, chegou a afirma que o touro ‘‘não é tão terrível assim...’’
Afastado dos rodeios há um ano – quando nasceu a sua primeira filha –, Boaventura hoje se dedica a criar gado de corte em sua fazenda, em Sapopema. Contou que vida de peão é muito arriscada e que depois que virou pai achou que era hora de se afastar das arenas, embora não descarte a possibilidade de competir em rodeios nos Estados Unidos. Com a cabeça no lugar, soube poupar o dinheiro que ganhou nos rodeios, mas diz que isso não é o que acontece normalmente entre os peões. ‘‘As pessoas se empolgam com o dinheiro e acabam desperdiçando e ficando sem nada’’, relatou.

Desde os 15 anos, quando começou a montar em rodeios, Boaventura ganhou 20 carros, 43 motos, duas camionetes, além de premiações em dinheiro. Até agora Boaventura foi o único peão que conseguiu montar o Boi Bandido - mais de 200 já tentaram a façanha.

Convidado para participar de importantes feiras agropecuárias, o cachê do Boi Bandido pode chegar a R$ 50 mil. O seu atual dono é o empresário Paulo Emílio Marques, de São José do Rio Preto (SP), que comprou o animal de Tércio Miranda, de Ponta Grossa. O boi nasceu em Goiás (GO).

O Programa Folha Cidadania tem como objetivo criar o hábito de leitura entre os jovens.

mockup