São Paulo - Poucas horas depois que o quinto livro da série de Harry Potter chegou às livrarias no último dia 21 , uma cópia pirata da obra de J.K. Rowling já estava na internet.
''Harry Potter e a Ordem da Fênix'' bateu recordes de vendas nos EUA. Segundo a editora Scholastic, as livrarias venderam mais de 5 milhões de exemplares no primeiro dia.
No Brasil, a obra traduzida deve chegar somente em novembro, mas o livro em inglês se esgotou em duas das livrarias brasileiras que colocaram o exemplar à venda, caso da Cultura, cujas 2.000 cópias encomendadas evaporaram.
Mas nem todos os fãs de mago pagaram pelo novo livro. Cópias do ''Ordem da Fênix'' estão sendo distribuídas por grupos de piratas na internet. Enquanto o livro original possui 870 páginas, o arquivo digital ocupa modestos 1,8 Mbyte o tamanho de alguns arquivos musicais. A cópia, segundo o site de notícias Msnbc. com, foi criada no formato eBook Reader, da Microsoft.
De acordo com um arquivo de informação que acompanha o livro digital, o arquivo foi criado por um ''exército de piratas'' que escanearam as páginas do livro manualmente e depois juntaram seus arquivos usando a plataforma da Microsoft.
''Normalmente não produzimos livros eletrônicos, mas este não é um livro qualquer'', diz a nota. ''Passamos horas corrigindo o texto. Esperamos que você goste.''
No local onde a capa original do livro traz o selo de proteção de direitos autorais, os piratas sugerem que os leitores não deixem de comprar uma versão impressa da obra. ''Recomendamos que você também compre o livro, pois é uma das melhores obras de todos os tempos'', diz.
Um porta-voz da Microsoft confirmou que não há nenhuma edição autorizada do último livro de Harry Potter no formato eBook Reader, mas preferiu não comentar sobre a edição pirata.

mockup