Contra o Vento lança nesta quinta o vídeo "É uma cidade"
Poesia chega como um na pandemia na voz de Chris Vianna com música de Duda Victor e imagens de Carlos Fofaun
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 25 de março de 2021
Poesia chega como um na pandemia na voz de Chris Vianna com música de Duda Victor e imagens de Carlos Fofaun
Walkiria Vieira - Grupo Folha
Com texto e interpretação da escritora e produtora Chris Vianna, o vídeo "É uma cidade" é uma opção de entretenimento para o começo desta noite - a poesia, ramificação da arte é a protagonista. Com música de Duda Victor e imagens de Carlos Fofaun, o trabalho integra o projeto Contra o Vento e traz a assinatura de Chris Vianna e os Benditos Energúmenos".
A sensibilidade de Vianna é um convite - tão despretensioso como atrativo. Ao saborear as palavras e incluir imagens e música, a produtora logra êxito. O replay é inevitável. Em "É uma Cidade", a escritora descreve mais que a arquitetura de uma localidade com nome e lugar no mapa. Chris observa a urbe e quem vive nela- sem fazer vista grossa, discorre do teto ao céu e a experimenta com todos os sentidos.
É uma Cidade
Londrina é uma cidade,
Guadalajara é uma cidade
Lyon é uma cidade
A estrada está tão dura
a alma destroçada
a brutalidade do mundo gritando em seus ouvidos
e ainda tanto amor pra recordar...
Tal como o mineiro Carlos Drummond de Andrade falou de sua terra natal, Chris traz leveza, mas conduz a pensar criticamente.
Significante e significado
Vianna relata que em uma entrevista foi questionada sobre o significado de seu poema. "Lembro que Leminski disse: "A poesia é o inutensílio. A única razão de ser da poesia é que ela faz parte daquelas coisas inúteis da vida que não precisam de justificativa. Porque elas são a própria razão de ser da vida. Querer que a poesia tenha um porquê, querer que a poesia esteja a serviço de alguma coisa é a mesma coisa que querer que o orgasmo tenha um porquê, que a amizade e o afeto tenham um porquê".
Para a escritora, a poesia faz parte daquelas coisas que não precisam de um porquê. "Comungo piamente com o "inutensílio" do Lemisnki, mas, como professora, penso que nada mais terno que um coração colocado como moradia para o amor e penso que o eu poético retrata esse sentimento", entende.
Sobre o atual momento que exige distanciamento e observamos tantas mortes pela infecção do Covid-19, Chris revela-se: "Apesar de estarmos destroçados pela Pandemia e nossas cidades sofrerem com um governo caótico, é no amor e no acolhimento que encontramos forças para a reorganização. Claro que é preciso mais. Mais discernimento, mais coragem, mais e melhor educação". E deixa dois convites: "Um para o lançamento e o outro para se inscreverem no canal dos Benditos Energúmenos".
Serviço:
Vídeo "É uma Cidade"
Quando: dia 25, quinta-feira , às 19 horas.
Onde: Confira o vídeo aqui
Valor: gratuito