Contra o colesterol e a favor da dieta
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 20 de junho de 2013
Além de delicioso, o amendoim também pode ajudar a prevenir diversos problemas de saúde. "O amendoim é rico em potássio, magnésio, vitamina E, ácido fólico e ômega-3, fitosteróis e é uma fonte importante de lipídeos e proteínas. Diversos estudos científicos mostram que a ingestão de fitosteróis ajuda no tratamento de doenças cardiovasculares porque contribui para a diminuição do LDL (colesterol ruim)", afirma Beatriz Ulate, professora do curso de Nutrição da Unopar.
E os benefícios não param por aí. "O amendoim também é rico em resveratrol, que possui propriedades antioxidantes e que impede a formação de placas enrijecidas nas artérias, a gênese da aterosclerose, um entupimento generalizado que abre caminho para a ocorrência de um infarto. Também contém arginina, um aminoácido que, quando consumido, ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo e diminuir a pressão arterial", destaca a docente.
Por outro lado, a oleoginosa é responsável por 18% das alergias alimentares infantis e 1,1% das que acometem os adultos. "A alergia ao amendoim é hoje a segunda causa de alergia alimentar no mundo. Geralmente ela aparece por volta dos 2 anos de idade e, diferentemente da alergia ao ovo ou ao leite, a do amendoim é duradoura", salienta Beatriz.
A professora recomenda o consumo do amendoim in natura ou assado em forno por 10 minutos, sem sal. E, apesar do alto teor calórico, ela diz que a oleoginosa pode ser consumida até por quem está de dieta. "Cem gramas de amendoim torrado com sal contém cerca de 595 calorias. Mas de acordo com uma pesquisa feita pela APAN (Associação Paulista de Nutrição) o amendoim auxilia no emagrecimento. Isso acontece porque o amendoim é rico em vitamina E, um poderoso antioxidante também reconhecido como inibidor de apetite, pois, após a ingestão de uma pequena porção, os níveis de saciedade elevam-se e se mantêm por até duas horas." (M.R.)