| |

LITERATURA 5m de leitura

Contos com humor e memórias universais

Livro de contos do advogado Elizandro Pellin ressalta a cultura e personagens de sua infância, no sudoeste do Paraná

ATUALIZAÇÃO
22 de outubro de 2021

Walkiria Vieira - Grupo Folha
AUTOR

As personagens e as lembranças de uma infância vivida em Santo Antônio do Sudoeste à margem do Rio Santo Antônio, na fronteira sudoeste do Paraná com a Argentina, agora habitam as páginas do livro "Vaca Preta em Noite Escura", que o advogado Elizandro Pellin lança nesta sexta-feira (22), pela editora Thoth. Do ponto de vista de Pellin, o valor que se dá à própria cultura - literatura, música, gastronomia e turismo servem para manter a memória viva. Independentemente do regionalismo, as personagens são universais e tratam das coisas simples da vida.

Elizandro Pellin lança livro de memórias: personagens são universais e tratam das coisas simples da vida
 

Advogado em tempo integral, Pellin revela que a produção dos textos foi feita sem pressa, pois dedica as horas vagas à família e à poesia. Apaixonado pela cultura regional, sua sensibilidade também se destaca pelas ondas sonoras. Há quase 20 anos, apresenta, como voluntário da Rádio UEL, o programa “Sons do Minuano”. O objetivo é divulgar a arte popular gaúcha em música, prosa e verso, também com frequentes incursões por culturas de outras regiões do País e América Latina, em especial, segundo ele, a porção ignorada pela grande mídia.

Em "Vaca Preta em Noite Escura", o rio Santo Antônio, divisor entre Brasil é sua principal personagem. “Minha infância numa bodega constituem as raízes de meus contos e espero que as pessoas leiam e gostem, pois embora eu me considere um londrinense, pois cheguei aqui para cursar Direito na UEL, nunca perdi o contato com minhas origens".

De modo humilde, trata seus textos como "escritinhos". Seu primeiro livro de contos – e que leva o nome do primeiro conto que escreveu - também foi movido por essa paixão e pela percepção de que o universo de sua infância não existe mais. “A memória e a história dessa microrregião estão se perdendo. Assim, ciente de minhas limitações – só tem tu, vai tu mesmo! – comecei a rabiscar. Desde a primeira escrita até o livrinho tomar forma, a gestação se estendeu por mais de dez anos”, relata, com humor.

No conto "Experiências Circulares", Pellin narra a falta de traquejo com ônibus circulares e conduz o leitor a dois momentos de sua vida - sendo a primeira viagem dentro de Londrina  ficou para história. O destino era o Jardim Castelo Branco e após muito tempo rodando descobriu que estava no coletivo com destino ao Jardim Silvino.

O pesquisador, historiador, cronista e ensaísta,  Heriberto Ivan Machad considera que as histórias vivenciadas por Pellin são relatadas com a intenção de contribuir para a preservação da memória fronteiriça. “Estão cheias de personagens familiares, humanos, ingênuos, folclóricos, valentões... que pertencem (ou pertenceram) a um grupo de migrantes que povoou esse cantão sudoestino do Estado do Paraná. Seu jeito de escrever através de uma linguagem nítida, de uma simplicidade cativante, sem os rebuscamentos retóricos, com humor, ironia, faz que nos sintamos como quem já tivesse participado dessas aventuras”, escreve Heriberto Machado.

 

Serviço

Lançamento do livro "Vaca Preta em Noite Escura"

Data: Sexta-feira (22) das 14 às 19 h (para não haver aglomeração)

Local: Auditório da OAB-Londrina – Rua Parigot de Souza, 311

Valor do livro : R$ 49 reais

Pré-venda: https://editorathoth.com.br/produto/vaca-preta-em-noite-escura/396

...

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS