As colagens de Consuelo Portella são destaque, a partir de hoje, na vitrine do Bar Valentino, em Londrina. Os temas variam de homenagens a cantores e atrizes a motivos que evocam o litoral. Esta é a primeira vez que Portella expõe um trabalho que vem realizando há cerca de 20 anos.
‘‘Eu morava na Inglaterra e um amigo brasileiro me ensinou o básico. Lá, algumas pessoas faziam colagens por diletantismo, e fui aprendendo a usar vários tipos de técnicas e materiais’’, comenta Consuelo Portella. O processo de produção exige um arquivo vasto: ‘‘Guardo tudo que é revista, tudo o que me interessa e que às vezes não vai servir para nada. Pode ser uma borda, um pedaço de flor, guardo tudo em caixas e pastas’’.
Os temas vão surgindo naturalmente. ‘‘Faço primeiro o básico, defino uma idéia central, e depois vou montando. Às vezes a colagem não chega a ficar pronta, fica faltando algo, mas também acontece de, em uma única noite, terminar dois trabalhos’’, explica Consuelo Portella, ressaltando que ‘‘quando o assunto é arte, o trabalho deve ser bem feito, pois não permite correção’’.
A colagem também pode ser aplicada sobre objetos, para fins decorativos: ‘‘Faço encomendas para cobrir caixas, telefones, porta-retratos e outros objetos, às vezes desenvolvo a encomenda a partir de um tema central e realizo quadros e painéis’’. O Bar Valentino fica na Avenida Bandeirantes, 61.

mockup