O Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado dia 20 de novembro, tem sido lembrado há mais de duas décadas por um grupo de artistas plásticos londrinenses.
A celebração da data da morte do líder negro Zumbi integrou-se ao calendário cultural da cidade com a realização de uma exposição coletiva anual, originalmente chamada Mostra Zumbi dos Palmares e depois rebatizada para Mostra Afro Brasileira Palmares.
Sua 26 edição será aberta hoje com coquetel, às 19h30, na Vila Cultural Brasil reunindo 50 obras de 17 artistas locais, nacionais e até uma representante internacional - a artista Olga Kukchenko, uma russa radicada em Cabo Verde. Ela participa pela primeira vez da Mostra ao lado de outros quatro artistas inéditos no evento: Júlia Santos Amorim (de Campinas-SP), Sergio Soares (Salvador-BA), Adriana Spinola (São Paulo) e Edith Rizzo (Parati-RJ).
A coletiva traz pinturas, desenhos e esculturas. ''A Mostra é aberta à participação de todas etnias, como eram os quilombos, e aberta também quanto à temática. Ninguém precisa pintar neguinho acorrentado, embora todo artista ao ser convidado já tem a consciência de que se trata de uma exposição voltada para a realidade social'', salienta o pintor e organizador do evento Agenor Evangelista.
Ele explica que a Mostra foi criada com o objetivo de discutir a questão afro brasileira através das artes visuais e que, nesta edição, ela poderá alcançar mais visibilidade pelo fato de o ano de 2011 ter sido instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) o ano dos afrodescendentes. Agenor lembra que há também outra questão em pauta atualmente envolvendo a comunidade negra brasileira.
''Vários seminários estão sendo realizados para discutir a lei 10.639/2003, que institui o ensino da cultura afro-brasileira nas escolas'', ressalta. As escolas, aliás, participaram pela segunda vez consecutiva da Mostra através do concurso ''20 de novembro/Dia da Consciência Negra'' pelo qual estudantes de ensino médio da rede pública e privada revelam seus talentos artísticos apresentando desenhos sobre a cultura afro.
Os vencedores têm seus trabalhos expostos na Mostra e em cartões telefônicos da Sercomtel, além de ganharem como brinde um kit de arte incluindo tela, tinta e pincéis. Os contemplados deste ano foram os alunos João Victor Locatelli (1º lugar), Lorena Santos (2º lugar) - ambos do Colégio Estadual Professor Paulo Freire -; e Ayane Natasha Tanaka (3º lugar) - do Colégio Estadual Marcelino Champagnat.
Além deles e dos citados anteriormente, a exposição inclui obras de Yoli (Jundiaí/SP) e dos artistas locais Ariel Freire, Bhall Marcos, Kátia Borges, Lu Cilião, Welington Wiliam, Jajá Beluco, Cristiano Rodrigues e Primitivo Nogueira. A Mostra fica aberta até o dia 10 de dezembro, de segunda a sábado, das 14h às 20 horas.

Serviço:
- 26 Mostra Afro Brasileira Palmares de Londrina
Quando - Coquetel de abertura hoje às 19h30
Onde - Vila Cultural Brasil (Rua Uruguai, 1.656, Vila Brasil), em Londrina
Entrada - Gratuita
Informações - (43) 3326-2672

Confira fotos da exposição:

Consciência negra em evidência
Consciência negra em evidência Consciência negra em evidência Consciência negra em evidência Consciência negra em evidência Consciência negra em evidência Consciência negra em evidência Consciência negra em evidência Consciência negra em evidência Consciência negra em evidência Consciência negra em evidência