Consciência negra em evidência
PUBLICAÇÃO
sábado, 19 de novembro de 2011
Nelson Sato <br> Reportagem Local
O Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado dia 20 de novembro, tem sido lembrado há mais de duas décadas por um grupo de artistas plásticos londrinenses.
A celebração da data da morte do líder negro Zumbi integrou-se ao calendário cultural da cidade com a realização de uma exposição coletiva anual, originalmente chamada Mostra Zumbi dos Palmares e depois rebatizada para Mostra Afro Brasileira Palmares.
Sua 26 edição será aberta hoje com coquetel, às 19h30, na Vila Cultural Brasil reunindo 50 obras de 17 artistas locais, nacionais e até uma representante internacional - a artista Olga Kukchenko, uma russa radicada em Cabo Verde. Ela participa pela primeira vez da Mostra ao lado de outros quatro artistas inéditos no evento: Júlia Santos Amorim (de Campinas-SP), Sergio Soares (Salvador-BA), Adriana Spinola (São Paulo) e Edith Rizzo (Parati-RJ).
A coletiva traz pinturas, desenhos e esculturas. ''A Mostra é aberta à participação de todas etnias, como eram os quilombos, e aberta também quanto à temática. Ninguém precisa pintar neguinho acorrentado, embora todo artista ao ser convidado já tem a consciência de que se trata de uma exposição voltada para a realidade social'', salienta o pintor e organizador do evento Agenor Evangelista.
Ele explica que a Mostra foi criada com o objetivo de discutir a questão afro brasileira através das artes visuais e que, nesta edição, ela poderá alcançar mais visibilidade pelo fato de o ano de 2011 ter sido instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) o ano dos afrodescendentes. Agenor lembra que há também outra questão em pauta atualmente envolvendo a comunidade negra brasileira.
''Vários seminários estão sendo realizados para discutir a lei 10.639/2003, que institui o ensino da cultura afro-brasileira nas escolas'', ressalta. As escolas, aliás, participaram pela segunda vez consecutiva da Mostra através do concurso ''20 de novembro/Dia da Consciência Negra'' pelo qual estudantes de ensino médio da rede pública e privada revelam seus talentos artísticos apresentando desenhos sobre a cultura afro.
Os vencedores têm seus trabalhos expostos na Mostra e em cartões telefônicos da Sercomtel, além de ganharem como brinde um kit de arte incluindo tela, tinta e pincéis. Os contemplados deste ano foram os alunos João Victor Locatelli (1º lugar), Lorena Santos (2º lugar) - ambos do Colégio Estadual Professor Paulo Freire -; e Ayane Natasha Tanaka (3º lugar) - do Colégio Estadual Marcelino Champagnat.
Além deles e dos citados anteriormente, a exposição inclui obras de Yoli (Jundiaí/SP) e dos artistas locais Ariel Freire, Bhall Marcos, Kátia Borges, Lu Cilião, Welington Wiliam, Jajá Beluco, Cristiano Rodrigues e Primitivo Nogueira. A Mostra fica aberta até o dia 10 de dezembro, de segunda a sábado, das 14h às 20 horas.
Serviço:
- 26 Mostra Afro Brasileira Palmares de Londrina
Quando - Coquetel de abertura hoje às 19h30
Onde - Vila Cultural Brasil (Rua Uruguai, 1.656, Vila Brasil), em Londrina
Entrada - Gratuita
Informações - (43) 3326-2672
Confira fotos da exposição: