CONSCIÊNCIA NEGRA - Mostra Afro Brasileira Palmares reúne 50 obras
O Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado dia 20 de novembro, tem sido lembrado há mais de duas décadas por um grupo de artistas plásticos londrinenses. A celebração da data da morte do líder negro Zumbi integrou-se ao calendário cultural da cidade com a realização de uma exposição coletiva anual, originalmente chamada Mostra Zumbi dos Palmares e depois rebatizada para Mostra Afro Brasileira Palmares.
A 26ªedição reúne 50 obras de 17 artistas locais, nacionais e até uma representante internacional a artista Olga Kukchenko, uma russa radicada em
Cabo Verde.
Pela segunda vez, as escolas também participaram da Mostra através do concurso 20 de novembro/Dia da Consciência Negra, em que estudantes de ensino médio da rede pública e privada revelam seus talentos artísticos apresentando desenhos sobre a cultura afro. Os vencedores deste ano foram os alunos João Victor Locatelli (1º lugar), Lorena Santos (2º lugar) ambos do Colégio Estadual Professor Paulo Freire ; e Ayane Natasha Tanaka (3º lugar) do Colégio Estadual Marcelino Champagnat.
A Mostra fica aberta até o dia 10 de dezembro, de segunda a sábado, das 14h às 20 horas, na Vila Cultural Brasil (R. Uruguai, 1.656), em Londrina, e tem entrada gratuita. Informações pelo (43) 3326-2672.
● Líder que lutou até a morte pelos direitos dos negros e contra o domínio português no quilombo de Palmares
● País africano formado por dez ilhas, e que foi colônia de Portugal desde a sua descoberta, em 1460, até sua independência em 1975





