Uma festa democrática, inclusiva, popular e integrada aos anseios da comunidade. Assim, a cidade de Cornélio Procópio renova o espírito carnavalesco e atrai, a cada ano, mais simpatizantes de toda a região. Não por acaso, o Carnaval de Cornélio integra o calendário de eventos culturais do Estado do Paraná em razão de sua grandeza, organização e atrativos. O prefeito do município, Raphael Sampaio (PP), esteve na Folha de Londrina para falar um pouco do sucesso do Carnaval.

Com boa fama e know-how, a festa em 2025 passou por uma reformulação por conta do orçamento apertado. Assim, desde o dia 28 de fevereiro até esta segunda, 3 de março, o público brinca o Carnaval de rua, veste a fantasia e vai atrás do trio elétrico pela avenida XV de Novembro. A falta de recursos, não foi impeditivo e, em seu último dia, a folia está de pé, de peito aberto e com um grito de Carnaval que ressoa entre as cidades vizinhas.

O prefeito de Cornélio Procópio, Raphael Sampaio, e Ruy Sampaio, da organização do Carnaval, explicam: "A cada 1 real investido há um retorno de 20 reais"
O prefeito de Cornélio Procópio, Raphael Sampaio, e Ruy Sampaio, da organização do Carnaval, explicam: "A cada 1 real investido há um retorno de 20 reais" | Foto: Roberto Custódio

Uma das decisões tomadas para realizar a festividade foi reduzir o evento para quatro noites e, sem perder o brilho, manter as atrações de sucesso: Trio Elétrico Canibal, Banda Juízo e a atração nacional: Banda Beijo fazem a festa. A Prefeitura também abriu espaço para os DJs locais mostrarem o seu trabalho nesta edição.

Com público estimado de 100 mil foliões durante os quatro dias de celebração, a prefeitura disponibilizou uma equipe de 150 profissionais para atuar diariamente. O orçamento estimado é de cerca R$ 700 mil reais e além de um dia a menos de festa, novas parcerias foram buscadas atender à demanda, empresas, por exemplo, estão patrocinando blocos.

Imagem ilustrativa da imagem Consagrado, Carnaval de Cornélio é atrativo para toda região
| Foto: Divulgação

Muito bem-vindo, o folião de outros municípios já encontrou em Cornélio o caminho da alegria neste período. O prefeito Raphael Sampaio ressalta que a cidade está pronta para receber visitantes de toda a região. “Cornélio Procópio realiza um dos maiores carnavais gratuitos do Paraná, talvez, o maior. Nosso evento é parte do calendário cultural do Estado", ratifica.

O prefeito lembra ainda que boa parte dos visitantes participa do evento e retorna para as cidades de origem, pois a distância permite e o programa vale a viagem - o popular bate volta.

EXPERTISE DE OUTROS CARNAVAIS

"O procopense já tem o Carnaval no coração". A fala do prefeito guarda relação estreita com a herança cultural e o respeito à identidade dos cidadãos de Cornélio Procópio. Escolas de samba como "Unidos de Última Hora", "Bambas do Asfalto" e "Deixa eu Falar" compõem a história do município. "Mas, esse tipo de Carnaval foi perdendo o interesse do público, pois o público era espectador", observa o prefeito.

"Fizemos uma reformulação e hoje, a grande marca do Carnaval de rua é a presença do trio elétrico e a liberdade de todos se divertirem. O público participa de forma aberta, de graça, com segurança e de modo inclusivo. Um exemplo é a bateria do bloco Chiclete, que conta com integrantes assistidos pela Apae, assim como o bloco Mip, com pessoas da terceira idade. "O envolvimento da comunidade é algo muito forte e além dos grandes blocos ou mais antigos, há blocos menores e a reunião das famílias que preparam abadás para estarem na avenida", cita.

Confira a entrevista do prefeito de Cornélio Procópio, Raphael Sampaio, e de Ruy Sampaio, da organização do Carnaval:

RETORNO ECONÔMICO

Nesta edição, 68 ambulantes se cadastraram para atuar na praça de gastronomia e foram sorteados 48 prestadores de serviço para atender nos pontos de venda de comida e bebida. O prefeito destacou que todos os sorteados passaram pelo crivo de fiscalização da Vigilância Sanitária, dando segurança ao público.

Em relação ao retorno financeiro, Sampaio explica que desde o momento em que o Carnaval é anunciado, já existe uma intensa movimentação no comércio da cidade. "As lojas já começam a vender os acessórios que as pessoas vão utilizar durante o Carnaval e isso movimenta o comércio num período de baixa e o Carnaval ajuda a dar um up no comércio com a venda desses apetrechos das roupas, da maquiagem, bebida, alimentos e isso ajuda muito no comércio de Cornélio Procópio", comenta. "Sabemos ainda, conforme dados da Embratur, que cada 1 real investido representa um retorno de 20 reais", acrescenta.

Imagem ilustrativa da imagem Consagrado, Carnaval de Cornélio é atrativo para toda região
| Foto: Divulgação

Ao mesmo tempo, o prefeito reconhece que nem todo o retorno, que vai além do financeiro, pode ser calculado. "Mensurar todo o valor é difícil. Tem o valor cultural que é um valor importante de uma festa tradicional da nossa cidade. Eu falo, isso ajuda a divulgar a nossa cidade e para isso não é possível dimensionar o valor. Tem ainda os empresários que irão atuar na praça de alimentação, o comércio de rua, os hotéis e os restaurantes, que também ganham movimento no período", expõe.

SERVIÇO

Carnaval de Cornélio Procópio

Atrações: Banda Beijo, Banda Juízo e Trio Elétrico Canibal e DJs

Quando: segunda-feira (3), das 21 às 2 horas da manhã

Onde: Avenida XV de Novembro – Centro – Cornélio Procópio

Realização: Prefeitura de Cornélio Procópio

Evento: Gratuito, aberto ao público