Durante a coletiva, os jornalistas do Paraná tiveram a oportunidade de conhecer os bastidores do estúdio Rec Nov, onde são gravados as produções de teledramaturgia da Record. Um dos estúdios chega a ter 1000 metros quadrados e comporta até quatro cenários diferentes em cena.
O diretor e o assistente de direção têm um estúdio à parte, de onde orientam as gravações de cenas internas, que depois passam por edição e ajustes de imagem.
O setor de figurino chama a atenção pelas dezenas de roupas utilizadas para cada personagem (até roupa íntima faz parte do figurino). Uma maleta com acessórios (anéis, colares, relógios) é separada para cada um dos personagens.
Todo detalhe da caracterização do personagem em cena é minuciosamente registrado pelo continuísta, inclusive com fotos, para que não haja falhas na sequência de cena, que pode levar até semanas para voltar a acontecer.
O interessante é que todas as cenas internas são feitas em estúdio; as externas podem ser realizadas em locações ou em cidade cenográfica, sendo que a utilizada em Dona Xepa fica na Barra de Guaratiba, região oeste do Rio de Janeiro.
Também conhecemos a cidade cenográfica onde foram gravadas as minisséries Rei Davi e José do Egito (ainda no ar). Localizada em uma grande área que integra o complexo do Rec Nov, consegue recriar a atmosfera das cidades antigas e, apesar do faz-de-conta, com estrutura de madeira texturizada para lembrar pedras, ainda emociona visitantes ocasionais como nós. (A.P.N.)

mockup