De uma vez por todas, Curitiba define seu lugar no roteiro internacional de artes. Este mês, o grande evento será o IX Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Design (Aladi), no Salão de Atos do Parque Barigui, nos dias 25, 26 e 27.
Durante os três dias, designers, empresários, professores, estudantes, arquitetos e pesquisadores da América Latina e do Caribe estarão participando deste que é o último evento bienal do milênio da Aladi.
O tema do congresso será ‘‘Design para todos? Design, indústria e natureza’’. Entre as principais ‘‘estrelas’’ da Nona Aladi Brasil-98 está o designer gráfico polonês Piotr Kunce, um dos mais consagrados cartazistas da atualidade. Além de uma conferência, ele vai participar de um workshop sobre design de cartazes.
A ex-ministra da Indústria, Comércio e Turismo, Dorothea Werneck, mentora do Programa Brasileiro de Design, também participará do congresso ao lado do governador Jaime Lerner e do designer Lincoln Seragine, um dos ‘‘papas’’ da tecnologia e design de embalagens.
Paralelamente ao congresso estarão sendo realizados quatro outros eventos: Assembléia Geral da Aladi, V Congresso Latino-Americano de Estudantes de Design, VIII Encontro Nacional de Estudantes de Design e reunião da World Design Association.
Além das conferências, mesas-redondas, apresentação de trabalhos científicos, palestras e workshops, também haverá exposições e lançamentos de livros e revistas.
Segundo o presidente da Paraná Design, Sinval Lobato Machado, além de reunir profissionais e técnicos diretamente ligados ao Design, a Nona Aladi e seus eventos interligados pretendem sensibilizar os empresários para a importância do Design.
‘‘O Design não pode ser visto como algo para especialistas porque diz respeito à vida de todos nós. O Design agrega valores, evita desperdícios e auxilia o planejamento, sem burocracia. Os empresários precisam acordar para esta realidade e este é um dos trabalhos que vamos desenvolver nos eventos do congresso’’, explica Sinval Machado.
Ele alerta que o Design não é apenas desenho. ‘‘O desenho é um dos componentes. O Design envolve ergonomia, segurança, conforto e beleza. Na economia minimiza os desperdícios, e em consequência aumenta a produtividade e também o uso correto dos espaços’’, argumenta.
Um dos pontos básicos do Design é a embalagem, afirma Machado. ‘‘Os produtores de hortigranjeiros do cinturão verde de curitiba, por exemplo, têm de mandar seus produtos para serem embalalados em São Paulo, que depois voltam para Curitiba.’’
Outro problema que os profissionais do Design poderiam ajudar a resolver é o desperdício da Ceasa do Paraná, que entre a lavoura e o consumidor perdem 50% da produção. ‘‘Este problema poderia se minimizado com embalagens corretas e transporte correto’’, sugere.
Segundo o vice-presidente da Aladi e um dos organizadores do congresso, Ivens Fontoura, ‘‘os designers da América Latina e Caribe terão a oportunidade de mostrar e trocar experiências em Curitiba, considerada a capital brasileira do Design, sobre o que estão fazendo para melhorar a qualidade de vida das pessoas e contribuir com a cultura da humanidade’’.

mockup