Porto caribenho
O maior e mais novo porto de cruzeiros do Caribe será inaugurado em julho de 2000, em St. Maarten. O Great Bay Port, em Philipsburg, capital da ilha, terá uma infra-estrutura moderna, incluindo um cais de 20 metros de largura e 650 metros de comprimento, capaz de atender simultaneamente quatro grandes navios de cruzeiros. Assim que as obras do porto terminarem, começarão as de um amplo complexo de lazer, situado nas proximidades, onde serão instalados um anfiteatro, um parque temático marinho, cassino, restauranes e lojas. O complexo envolve investimentos de US$ 50 milhões e estará totalmente pronto em 2001. O turismo de cruzeiros é responsável por 50% do movimento turístico da ilha de St. Maarten. Em 1998, a ilha recebeu 881 mil visitantes nessa modalidade de turismo. Empresas famosas como Royal Caribbean, Carnival, Princess, Norwegian Cruise Lines, Cunard, Holland America e Radisson Sevem Seas Cruises, entre outras, incluem St. Maarten como um ponto favorito de seus passageiros, nos cruzeiros de sete dias pelo Caribe. Miami é o ponto de partida da maioria dos cruzeiros.

Summit Hotels
O The Royal Palm Plaza Hotel acaba de associar-se à Summit Hotels & Resorts, associação de hotéis de categoria Luxo independentes (administração autônoma), com mais de 150 membros em 48 países. A organização surgiu em 1991, na Inglaterra, e já é o 18º maior grupo hoteleiro do planeta. No Brasil, apenas os hotéis L‘Hotel (SP); Ouro Minas (BH); Rio Atlântica (RJ); Grand Hotel Rayon (Curitiba); e, agora, o The Royal Palm Plaza, em Campinas, fazem parte dessa associação.

Mabu Parque
A partir deste mês, o hotel Mabu Parque se tornará o primeiro resort de Curitiba. O hotel passa por uma série de remodelações, como um novo projeto de paisagismo e a instalação de uma área de fitness. Com a ampliação da área de lazer e o título de resort, o hotel espera atrair o curitibano para hospedagens de final de semana com conforto e sem sair da cidade. Para feriados e eventos de negócios, o hotel funcionará no sistema all inclusive.

Qualidade
A representação da companhia aérea Rio Sul de Londrina é a primeira do País a receber o certificado de qualidade ISO 9002. ‘‘Esta conquista é resultado de muito trabalho e nos deixa muito orgulhosos’’, afirmou Valdecir Pesente, gerente da representação. Para obter o certificado, a empresa teve de normatizar todos os procedimentos e passar por avaliações tanto na sua estrutura administrativa quanto no setor de atendimento, no aeroporto local.

Em Angra
Está prevista para março, a inauguração em soft opening do resort Blue Tree Park Angra dos Reis. Investimento de R$ 55 milhões da Funcef-Fundação dos Economiários Federais, o empreendimento ocupa uma área de aproximadamente 168 hectares, sendo 150 hectares de área verde preservada. Apenas 7,7% dessa área serão urbanizados e 1,79% ocupados por edificações – hotel e condomínio residencial. O hotel será o primeiro cinco estrelas da Blue Tree Hotels no estado do Rio de Janeiro. Além dele, a parceria entre a Funcef e a empresário Chieko Aoki prevê, até 2001, a inauguração de outros empreendimentos de quatro e cinco estrelas em Brasília (dois hotéis) e Barra da Tijuca (no Rio).

Reservation System
A hotelaria Accor Brasil acaba de implantar no País o Travel Accor Reservations System (TARS), que permitirá à Central de Reservas da rede ter informações e efetuar para agências, operadoras de turismo e incentive planners, reservas on line nas mais de 3 mil unidades do grupo, espalhadas por 72 países. Além das consultas para os hotéis e flats das redes Sofitel, Novotel, Mercure, Ibis e Parthenon – marcas presentes no Brasil – a Central poderá acesssar os hotéis das marcas Coralia, Thalassa, Atria, Demeure e Libertel.

Divulgação
O Iguassu Convention & Visitors Bureau e a TAM trabalham juntas para intensificar a divulgação de Foz do Iguaçu como destino turístico entre os chilenos. Atualmente, a companhia aérea opera três vôos semanais entre Iquique e Santiago para Ciudad del Este, na fronteira entre Brasil e Paraguai, trazendo turistas para conhecer as Cataratas e outras atrações da região. Foz é um dos destinos que mais competem com o Caribe, entre as preferências dos chilenos.

Retribuindo...
Votos de boas festas, gentilmente enviados por Visit USA, Laço Ltda, Study & Adventure Cultural Programmes, Cerâmicas Eliane, Secretaria do Turismo do Estado do Ceará, S&A Comunicação e Eventos, Press & Mídia, Hotel Paraná Suíte, Air France, Companhia de Notícias, Walt Disney Attractions/Brassil, Top Z Comunicação, GE Brasil, Voice Planejamento e Assessoria de Imprensa, Blue Tree Hotels, Florense Casa & Escritório, Rottero Viagens Programadas, Lúcia Paes de Barros, Ouro Minas Palace, Inove Store, Sociedade Rural do Paraná, Orion Turismo.