CONEXÃO
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 07 de agosto de 2002
Casa Grande na ''Leading''
Situado na Praia da Enseada - Guarujá, o Casa Grande Hotel Resort & Spa já é referência internacional. O empreendimento está incluído no seleto grupo ''The Leading Hotels of the World'', conceituada associação que congrega os melhores e mais luxuosos hotéis do mundo. Essa conquista insere o Casa Grande Hotel Resort & Spa no mapa internacional da hotelaria a partir de novembro, como lançamento mundial do novo guia Leading. Para alcançar esse status o hotel passou por rigoroso teste de excelência em serviços. A inspeção foi solicitada pelo próprio hotel, uma vez que a Leading não convida novos membros. Na avaliação geral, o hotel registrou a média de 80,8% de aprovação resultado superior ao registrado na Europa (77,6%) e na América do Sul (80,2%). O investimento realizado na reestruturação do empreendimento para integrar o The Leading Hotels of the World é da ordem de US$ 14 milhões. Além do Centro de Convenções, com capacidade para mais de 1.000 pessoas, e dos 100 novos apartamentos construídos em 2000, o Casa Grande Hotel passou por uma reformulação completa, abrangendo desde obras estruturais até a renovação da decoração. Hoje, o Casa Grande Hotel Resort & Spa possui 265 unidades apartamentos, suítes e chalés , cinco bares e restaurantes, completa estrutura esportiva, e o moderno Spa Méd Guarujá. Um arrojado Centro de Exposições com 6 mil m2 e capacidade para 6 mil pessoas será integrado ao hotel por um boulevard. A primeira etapa deste projeto será inaugurada em novembro.
Estação de Morretes
é revitalizada
Os turistas que chegarem de trem até Morretes terão uma surpresa ao desembarcar na antiga estação. O prédio histórico, pertencente à Rede Ferroviária, ganhou novos banheiros e nova pintura na fachada e no interior. A revitalização foi feita em parceria pelas empresas América Latina Logística (ALL/Delara) e Serra Verde Express, com apoio das Tintas Renner. Essa foi a segunda estação histórica reformada em parceria pelas duas empresas. Em janeiro deste ano, a Serra Verde e a ALL-Delara reinauguraram a estação de Paranaguá. O imóvel pertencia à Rede Ferroviária até o início do ano passado, quando foi arrendado pela Serra Verde e completamente restaurado. O local, que estava em estado de depredação, ganhou novos banheiros, calhas, telhados e pintura interna e externa.
Comitê vai gerir
pólos de ecoturismo
Para gerir e apoiar o desenvolvimento dos Pólos de Ecoturismo, foi criado em Brasília um comitê gestor, composto por representantes do Governo Federal, ONGs, institutos de pesquisa e setor privado. A diretoria é composta por um diretor-executivo, Guilherme Magalhães, da Eco Associação para Estudos do Ambiente, vice-diretor, Mário Mantovani, da Fundação SOS Mata Atlântica, e a secretária executiva é Regina Cavalcante, diretora de Economia de Fomento da Embratur. O programa Pólos de Ecoturismo é o primeiro inventário do potencial ecoturístico do Brasil. Desenvolvido pela Embratur, em parceria com o Instituto de Ecoturismo do Brasil, o projeto levou três anos para ser concluído e identificou 96 pólos de ecoturismo em todo país. Incluindo destinos já existentes, mas com grande potencial para o ecoturismo. O resultado foi transformado em dois livros, um cd e um mapa, lançados em junho do ano passado. ''A criação do comitê gestor vai nos ajudar a organizar o trabalho que já vem sendo feito para a implantação dos pólos'', disse o diretor-executivo do comitê, Guilherme Magalhães. Diversas ONGs, órgãos públicos e privados já vêm trabalhando isoladamente no sentido de implantar o projeto em várias regiões do país. Com o comitê, todas estas informações vão estar concentradas e atualizadas, através de reuniões mensais.
Accor investe no país
A Accor Hotels acaba de assinar mais dois contratos para novos empreendimentos no Brasil. Em Fortaleza (CE), a empresa implantará um Novotel, marca de categoria superior, que terá 252 apartamentos e entrará em funcionamento no final de 2003. Araçatuba, no interior de São Paulo, ganhará um hotel Ibis, marca de categoria econômica da rede, que contará com 100 apartamentos e tem abertura prevista para o final de 2004. Juntos, os dois empreendimentos somam investimentos de R$ 29,7 milhões.
Turismo em Portugal
Portugal também sentiu os reflexos da retração no turismo internacional nos cinco primeiros meses de 2002. Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas, a arrecadação dos hotéis do país no período foi de E 462,9 milhões, uma queda de 3,4% em comparação com 2001. A ocupação hoteleira sofreu uma queda de 11,7%. As regiões de Lisboa, Alentejo e Algarve foram as mais afetadas. A situação é diferente quando se trata de turistas portugueses em visita a outros países. Para o Brasil, por exemplo, desde o início do ano foram criados vários vôos charter que aterrisam lotados (até 200 passageiros) nos principais destinos nordestinos.